Obras no acesso à Praia de Faro quase a meio (com fotogaleria)

Obras no acesso à Praia de Faro quase a meio (com fotogaleria)

858
PARTILHE
Clique na imagem para ver a fotogaleia
Clique na imagem para ver a fotogaleria das obras

As obras no acesso à Praia de Faro estão a dar sinais de progresso acentuado, com metade do trabalho de instalação das condutas hidráulicas sob a estrada já concluído e parte dos pilares de sustentação do passadiço que albergará a ciclovia e o passeio pedonal já colocados.

Não obstante, daqui até à data limite para abertura da época balnear faltam apenas 23 dias, muito pouco para o tanto que há a fazer.

Recorde-se que Sebastião Teixeira, responsável pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, entidade a quem cabe executar a obra, garantiu ao POSTAL recentemente – e a propósito da polémica sobre o momento de execução da obra, em cima do Verão – que a mesma estará pronta por altura da abertura da época balnear.

Sebastião Teixeira afirmou ao POSTAL que “todas as obras em curso na Praia de Faro estarão terminadas até ao início da época balnear”, o que no concelho de Faro signifi­ca até 15 de Junho.

- Pub -

A promessa do responsável pelo Programa Polis foi a respos­ta às preocupações manifestadas pelos autarcas farenses Rogério Bacalhau e Steven Piedade, res­pectivamente presidente da Câ­mara e da Junta de Freguesia do Montenegro.

O POSTAL visitou a obra (VER FOTOGALERIA) e mesmo a um domingo os trabalhadores da empresa a quem a obra foi adjudicada mantinham o trabalho de colocação dos pilares do passadiço.

O acesso até à ponte

conduta
Metade da extensão de ambas as condutas hidráulicas que vão ficar debaixo da estrada de acesso à ponte já estão colocadas

A estrada de acesso até à ponte, uma recta de cerca de 700 metros, terá de acordo com o plano de trabalhos que ser requalificada e debaixo da via colocadas duas condutas hidráulicas que melhorarão a circulação de água da Ria Formosa a norte da ponte.

Metade nascente das condutas hidráulicas já está colocada
Metade nascente das condutas hidráulicas já está colocada

Com a obra de implantação de condutas a ser realizada faseadamente e ocupando metade da via de cada vez, para garantir o acesso à ilha do trânsito em regime alternado, a metade nascente das condutas está já instalada.

Após a colocação das estruturas pré-fabricada em betão ter-se-á de proceder à sua cobertura com material de suporte do leito da estrada, proceder à respectiva consolidação e aplicar uma cama de betuminoso provisória que permita começar a instalar a restante metade das condutas a poente.

Feito isto, o trânsito que agora se faz pela metade poente da estrada passar-se-á a fazer pela metade nascente da via e abrir-se-ão os espaços para integrar debaixo da estrada a segunda metade das condutas, repetindo-se a operação que se fez anteriormente e que está agora já concluída.

Depois de instaladas e cobertas as condutas na totalidade, bastará consolidar o leito da estrada e aplicar o betuminoso definitivo para que a estrada possa estar concluída para abertura integral ao tráfego.

A ciclovia / passeio pedonal

No que respeita à implantação do passadiço de suporte da ciclovia/ passeio pedonal paralelo à estrada de acesso à ponte os trabalhos estão mais atrasados.

Clique na imagem para ver a fotogaleia
Imagem dos suportes do passadiço parcialmente instalados

Neste campo apenas os pilares de suporte da futura estrutura estão parcialmente colocados, mas deixam já adivinhar o que surgirá naquela infra-estrutura uma vez que esteja completa.

Novo passadiço ciclável ficará paralelo à actual recta da ponte da Praia de Faro
Novo passadiço ciclável ficará paralelo à actual recta da ponte da Praia de Faro

Recorde-se que a construção do passadiço implicará o suporte desta estrutura adjacente à via em estacaria, alargando substancialmente a largura da via como um todo e permitindo a manutenção das duas faixas de rodagem para carros até à ponte, além de duas faixas de ciclovia em toda a extensão da recta.

Parque de estacionamento exterior avança a bom ritmo

passadiço parque praia
Ao fundo o parque de estacionamento já terraplanado e em primeiro plano a estacaria que suportará o acesso mais curto ao parqueamento para quem vem da praia

De todas as intervenções a realizar nesta obra a que está mais avançada é a da construção do novo parque de estacionamento exterior à Praia de Faro, junto à pista do aeroporto.

Nesta caso o parque de estacionamento está já completamente delineado e a sua sustentação junto à linha de água consolidada, além de estar já colocada a estacaria que vai garantir um acesso mais facilitado ao parque a partir do passadiço paralelo  à recta de acesso à ponte.

Os trabalhadores na colocação das estacas do passadiço a um domingo
Os trabalhadores na colocação das estacas do passadiço a um domingo

O parque de estacionamento, localizado a cerca de 750 metros da entrada da Praia de Faro, terá mais de 850 lugares e garantirá um enorme acréscimo de estacionamento disponível, sendo o acesso à praia feito pela via pedonal / ciclável em construção, podendo o mesmo vir a ser reforçado por meios de transporte colectivos, uma ideia ainda longe de estar consolidada, uma vez que, a ligação entre o parque de estacionamento e a praia teria necessariamente custos neste caso.

Com as obras a avançar de forma clara a ideia de cumprimento do prazo pode ganhar agora corpo, mas o tempo de execução até 15 de Junho é muito curto, razão pela qual resta esperar para ver se a obra prometida para aquela data por Sebastião Teixeira estará efectivamente concluída.

Entretanto quem quer ir à Praia de Faro espera e desespera em plena época balnear não oficial, porque o sol está aí e as pessoas – turistas ou não – não se compadecem com datas oficiais de veraneio.

Facebook Comments

Comentários no Facebook