Odiana aposta na melhoria dos percursos pedestres

Odiana aposta na melhoria dos percursos pedestres

364
PARTILHE
A Odiana pretende melhorar as condições de utilização dos percursos, reforçando o conforto e a segurança dos pedestrianistas
A Odiana pretende melhorar as condições de utilização dos percursos, reforçando o conforto e a segurança dos pedestrianistas

A associação Odiana anda no terreno a averiguar e a potenciar algumas melhorias na rede de percursos pedestres do Baixo Guadiana.

Tendo em conta que “a rede de percursos pedestres da Odiana data de 2005”, a associação tem vindo “a implementar, faseadamente, a manutenção nos trilhos, de forma a garantir a boa utilização dos mesmos e a valorização do pedestrianismo no território”, explica em comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.

Assim, face à constatação de algumas anomalias nos percursos e no seguimento de alguns contactos de pedestrianistas, a Odiana anda no terreno a analisar a rede de percursos, desde sinalética que se encontre ausente, desgastada ou danificada, caminhos deteriorados, corte de vegetação, recolha de lixos, entre outros.

As visitas aos percursos tiveram início em Alcoutim através de um acompanhamento técnico entre a Odiana e o município alcoutenejo. Esta manutenção, encontra-se na sua primeira fase, a da detecção de problemas, a segunda e última fase trata da análise e melhoria dos mesmos, com a qual a Odiana irá contar com o apoio dos municípios do Baixo Guadiana. O objectivo é promover o turismo de natureza e melhorar as condições de utilização reforçando o conforto e a segurança dos pedestrianistas.

- Pub -

De salientar que a Odiana tem levado a cabo manutenção nesta rede nos últimos anos, sendo que no concelho de Castro Marim a mesma foi alvo de manutenção em 2015 com a colaboração do respectivo município.

A Odiana recorda que “detém uma rede de 135 km’s divididos em 19 percursos pelos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António”.

Ao nível da Grande Rota do Guadiana (GR15), tratando-se de uma rota com cerca de ano e meio, não têm sido detectados problemas, a Odiana no entanto, tem vindo a analisar e avaliar um leque de sugestões de melhorias, algumas das quais podem vir a ser implementadas com o intuito de valorização e promoção crescente desta grande rota.

A Odiana anuncia que podem estar para breve “algumas novidades na Grande Rota do Guadiana”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook