Rotary club francês doa carrinha adaptada à Fundação Irene Rolo

Rotary club francês doa carrinha adaptada à Fundação Irene Rolo

452
PARTILHE
Cerimónia de entrega da carrinha terá lugar no dia 3 de Junho nas instalações da Fundação Irene Rolo
Cerimónia de entrega da carrinha terá lugar no dia 3 de Junho nas instalações da Fundação Irene Rolo

A Fundação Irene Rolo, com sede em Tavira, vai receber no próximo dia 3 de Junho, a partir das 15.30 horas, uma carrinha adaptada doada pelo Rotary Club Villeneuve Loubet Baie des Anges, da região de Nice, no sul de França.

Está previsto a essa hora um encontro entre os dirigentes do clube francês e o Conselho de Administração da Fundação Irene Rolo. Seguir-se-á pelas 16 horas a entrega da viatura de nove lugares, com plataforma de elevação de cadeiras de rodas, na presença dos utentes e colaboradores da Fundação, assim como dos dirigentes do Rotary Club de Tavira, que contribuiu com parte dos encargos alfandegários de mais de oito mil euros, associados à viatura, a pagar ao Estado dentro de 20 dias.

“Tal como ocorreu aquando da doação de outra carrinha adaptada, há cerca de um ano, a Fundação vai pagar uma verba considerável em impostos (fiscalidade verde, IVA e taxas alfandegárias). O valor pago em impostos associados às duas carrinhas recebidas ascende os 30 mil euros. Esta situação penaliza gravemente as instituições solidárias que não dispõem de alternativas para o transporte de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas. Para tal facto, já exposto ao Governo, a Fundação não obteve qualquer resposta até ao momento”, explica a instituição em nota de imprensa.

Assim, o Rotary enquanto organização que privilegia o desenvolvimento das comunidades cumpre com esta iniciativa a sua missão ao garantir aos utentes da Fundação Irene Rolo, pessoas com deficiência, um aumento da qualidade dos serviços prestados. A doação da carrinha adaptada, em segunda mão, servirá os utentes que diariamente se deslocam até à Fundação Irene Rolo oriundos de todo o sotavento algarvio e dará, igualmente, resposta às necessidades de transporte em deslocações enquadradas em actividades lúdico-pedagógicas.

- Pub -

“Juntos pela inclusão” é o lema da Fundação Irene Rolo. “Esta iniciativa dá corpo a esse lema fundado nos valores da solidariedade e da cooperação procedentes, neste caso, de terras francesas”, remata a instituição.

Facebook Comments

Comentários no Facebook