Vila do Bispo tem 12 praias com Qualidade de Ouro

Vila do Bispo tem 12 praias com Qualidade de Ouro

368
PARTILHE
4_cabanasvelhas
Cabanas Velhas, Boca do Rio, Burgau, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram as praias distinguidas no município de Vila do Bispo

Em 2016 a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltou a atribuir a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. À semelhança dos anos anteriores, no concelho de Vila do Bispo este galardão foi atribuído a 12 praias.

Cabanas Velhas, Boca do Rio, Burgau, Castelejo, Cordoama, Furnas, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Tonel e Zavial foram as praias distinguidas no município de Vila do Bispo.

Recorde-se que todos os anos, a Quercus identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo Qualidade de Ouro, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

A atribuição da Qualidade de Ouro às praias de Vila do Bispo significa que a água balnear cumpre os seguintes requisitos: Qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015, todas as análises realizadas, na última época balnear, deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respetivamente.

- Pub -

Esta avaliação efectuada pela Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspecto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura.

A Quercus pretende assim destacar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.

Facebook Comments

Comentários no Facebook