Albufeira vai ter Centro de Bem-Estar Animal até ao final do ano

Albufeira vai ter Centro de Bem-Estar Animal até ao final do ano

542
PARTILHE
O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira irá disponibilizar um espaço destinado a gatil, área para banho dos animais, recepção, sala de atendimento veterinário, sala de pequena cirurgia animal, vestiários, sanitários, arrumos e quatro boxes de quarentena

A construção do Centro de Bem-Estar Animal, projecto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo do município de Albufeira para 2015, o primeiro promovido pelo município, com 34% do número total de votos, estará concluída até ao final deste ano.

O contrato para execução da empreitada de construção foi assinado no dia 17 de Junho e a obra será realizada no recinto do actual Estaleiro Municipal de Vale Pedras.

O terreno onde vai ser construído é pertença do Município, dispõe de algumas infraestruturas e tem segurança permanente, o que facilitou a escolha da localização.

A autarquia diz estar “muito satisfeita” com a empreitada, que foi adjudicada por ajuste directo num valor superior a 56 mil e 500 euros, e que tem um prazo de execução de 105 dias, contados a partir da assinatura do auto de consignação dos trabalhos, que se prevê que venha a ocorrer nos próximos dias.

- Pub -

De realçar que o Orçamento Participativo tinha disponível inicialmente uma verba de 60 mil euros, um valor que o edil admitia na altura ser “reduzido”, mas que na prática nem foi atingido.

“Existe uma grande sensibilidade para esta temática em Albufeira e a ideia é receber lá os animais, dotá-los de boas condições de vida e trabalhar também com as associações desta matéria, para que sejam depois adoptados”, afirma Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira.

A intervenção irá consistir na ampliação da capacidade das actuais instalações de recolha de animais do Estaleiro Municipal, em Vale Pedras, melhorando o seu acolhimento através da construção de um pequeno edifício com uma área de 110 metros quadrados. Carlos Silva Sousa diz sentir-se “muito bem” com esta intervenção “porque qualquer cidade desenvolvida deve tratar bem dos animais”.

O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira irá disponibilizar um espaço destinado a gatil, área para banho dos animais, recepção, sala de atendimento veterinário, sala de pequena cirurgia animal, vestiários, sanitários, arrumos e quatro boxes de quarentena.

No centro de recolha já existente serão construídas duas celas de isolamento e mais quatro boxes para cães de pequeno porte. Irá proporcionar, também, a criação de um espaço para treino animal, localizado na zona de interligação entre o actual centro de recolha e o edifício do Centro de Bem Estar Animal. “Há animais que são abandonados e nós temos de cuidar deles e a ideia é essa e tentar que sejam adoptados”, reforça o autarca.

Recorde-se que até ao próximo dia 30 continua a decorrer o período de votação dos projectos no âmbito do Orçamento Participativo Albufeira 2017.

(Com Ricardo Claro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook