Aljezur inaugura primeira estação de biodiversidade no concelho

Aljezur inaugura primeira estação de biodiversidade no concelho

449
PARTILHE
O principal objectivo da EBIO da Praia da Amoreira é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade
O principal objectivo da EBIO da Praia da Amoreira é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade

A primeira estação de biodiversidade de Aljezur é inaugurada no próximo dia 17, pelas 16 horas, com a presença da presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Paula Sarmento.

A Estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira é um percurso pedestre de 1,6 quilómetros, localizado no concelho de Aljezur, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, área protegida destinada a preservar os habitats costeiros e a biodiversidade associada. O percurso coincide com parte da Rota Vicentina, no Trilho dos Pescadores, já existente.

O principal objectivo da EBIO da Praia da Amoreira é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade.” Assim, é solicitado aos visitantes, no início do percurso, que durante os passeios efectuem registos da biodiversidade através de fotografia, identifiquem as espécies presentes e partilhem as observações”, refere o município em nota de imprensa.

Iniciando-se no parque de estacionamento junto à praia da Amoreira, a EBIO é composta por nove painéis nos quais o visitante poderá consultar informação científica sobre a diversidade biológica, constituindo como que um guia de campo, onde se encontram imagens e comentários sobre plantas e insectos comuns, de forma a auxiliar a identificação e monitorização pretendida das espécies.

- Pub -

Promovido pelo município de Aljezur, o projecto foi proposto e é da autoria, entre outros, da TAGIS – Centro da Conservação das Borboletas de Portugal, contando com o apoio e colaboração do ICNF – PNSACV e Rota Vicentina.

(Com Ricardo Claro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook