Vila Real inaugura Espaço Infanto-Juvenil

Vila Real inaugura Espaço Infanto-Juvenil

343
PARTILHE
Conceição Cabrita, vice-presidente da autarquia vila-realense, considera a inauguração do espaço mais um objectivo concretizado
A vice-presidente da autarquia vila-realense, considera a inauguração do espaço mais um objectivo concretizado

Vila Real de Santo António acaba de inaugurar o seu primeiro Espaço Infanto-Juvenil assinalando, desta forma, a semana em que se celebra o Dia Mundial da Criança.

Esta, que é a nova ‘casa da juventude’ de Vila Real será acompanhada, em permanência, por uma equipa de técnicos, e integra uma sala de ciber-estudo, videoteca e uma sala polivalente que irá acolher exposições, workshops e actividades desportivas e lúdicas.

Para Conceição Cabrita, vice-presidente da autarquia vila-realense, “a inauguração do Espaço Infanto-Juvenil é mais um objectivo concretizado no quadro da estratégia educativa e social do município, já que há muito era nossa intenção abrir um equipamento âncora para estimular a participação dos jovens na comunidade, de uma forma autónoma e responsável”.

O novo ponto de convívio, lazer, informação e formação para crianças e jovens do concelho de Vila Real está sediado na Rua da Utopia, junto à Escola Secundária. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas, no período lectivo, e entre as 10 e as 12.30 e das 14 às 19 horas, durante as férias escolares.

Vila Real ganhou um novo ponto de convívio, lazer, informação e formação para crianças e jovens
Vila Real ganhou um novo ponto de convívio, lazer, informação e formação para crianças e jovens
- Pub -

Entre as diversas actividades já programadas, esta valência de gestão única e exclusiva do Município irá promover a dinamização de iniciativas com associações juvenis, grupos informais de jovens locais, associações e clubes.

Por outro lado, o Espaço Infanto-Juvenil “pretende ser um local que sirva de referência para a população jovem, contribuindo para a sua integração através da interiorização de normas, valores e comportamentos”, explica a autarquia vila-realense em nota de imprensa.

“Por esta razão, foi igualmente criado, dentro do espaço, um gabinete de apoio que funciona como um local para esclarecimento de dúvidas quer dos utentes, quer das suas famílias”, acrescenta.

Com o crescimento desta valência e a integração do maior número possível de utilizadores, é intenção da autarquia “diminuir a probabilidade de os jovens do concelho de Vila Real desenvolverem uma socialização ineficaz ou de se gerarem situações de exclusão social”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook