Exposição ‘Dieta Mediterrânica’ chega a Albufeira

Exposição ‘Dieta Mediterrânica’ chega a Albufeira

383
PARTILHE
A exposição será inaugurada esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Museu de Arqueologia de Albufeira
A exposição será inaugurada esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Museu de Arqueologia de Albufeira

O Museu Municipal de Arqueologia exibe até dia 28 de Agosto a exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”. A inauguração oficial da mostra vai decorrer na próxima sexta-feira, 17 de Junho, pelas 18 horas, e contará com a presença do comissário da exposição, Jorge Queiroz, que falará de múltiplas curiosidades acerca das tradições à mesa.

A mostra integra 19 painéis, em português e inglês, que contam a história milenar da Dieta Mediterrânica, composta pelas paisagens culturais e o ambiente, a saúde e nutrição, os ciclos astrais, os produtos sazonais, a candidatura/inscrição, as festividades cíclicas e a gastronomia. A exposição inclui também os vídeos da candidatura aprovada e possibilita o acesso a jogos interactivos e a um painel de aromas. Neste espaço encontra-se, ainda, disponível material informativo impresso em português, inglês e espanhol.

De salientar que a “Dieta Mediterrânica” por candidatura de sete estados, incluindo Portugal, foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial, votada por unanimidade a 4 de Dezembro de 2013 em Baku (Azerbaijão), na oitava sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. O estudo, protecção e salvaguarda da Dieta Mediterrânica são hoje dinamizados pelos Estados e respetivas comunidades: de Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Espanha (Soria), Grécia (Koroni), Itália (Cilento), Marrocos (Chefchaouen) e Portugal (Tavira).

A exposição será inaugurada oficialmente na presença de Jorge Queiroz, director do departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara Municipal de Tavira e Coordenador Técnico da candidatura transnacional da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Comentários no Facebook