Faro vai ter ‘mil cores’ nas noites da baixa (com fotos e...

Faro vai ter ‘mil cores’ nas noites da baixa (com fotos e vídeo)

704
PARTILHE
Clique sobre a imagem para ver o vídeo

A baixa da cidade de Faro vai ter iluminação colorida durante a noite, a partir do próximo dia 8 de Julho.

Para o feito a Câmara da cidade instalou leds capazes de emitir feixes luminosos de cor nos rebordos de contorno das telas de sombreamento colocadas em parte das artérias da baixa comercial farense.

As velas em formato triangular passarão assim a estar ‘recortadas’ por feixes luminosos de várias cores durante a noite e vão conferir à baixa um aspecto mais apelativo e colorido. O sistema de iluminação decorativa recorre a leds de baixo consumo associando assim a tentativa de animação decorativa das ruas do comércio do centro da cidade a baixos consumos energéticos.

A iniciativa Baixa Street Fest foi apresentada pela Câmara de Faro e terá o primeiro momento dia 8 de Julho com a inauguração, também, da iluminação led das telas

A inauguração deste sistema de iluminação será feira no próximo dia 8 de Julho, naquela que será a primeira data do Baixa Street Fest, a iniciativa que, como o POSTAL noticiou, animará a zona comercial farense às sextas-feiras, com cerca de 80 estabelecimentos comerciais a funcionar até às 24 horas a partir já do próximo dia 8.

- Pub -

Onde haverá luz e cor?

As telas têm leds capazes de alterar a cor da luz ao longo da noite

A iluminação das ruas farenses durante a noite com este novo sistema poderá ser observada nas 11 ruas pedonais do centro da cidade que contam com velames de sombreamento, são elas a Rua da Marinha, Rua Ivens, Rua Tenente Valadim, Rua Dom Francisco Gomes, Rua de Santo António, Rua 1º de Dezembro, Rua Rebelo da Silva, Rua Vasco da Gama, Rua Baptista Lopes, Travessa da Mota e Rua Conselheiro Bívar.

Recorde-se que a instalação das velas na baixa de Faro se iniciou em 2015, estando prevista em duas fases, uma primeira e mais extensa que já está terminada e uma segunda fase, menos significativa, mas mais complexa, que deverá ser “concluída até ao dia 8 de Julho”, disse ao POSTAL o autarca Rogério Bacalhau.

Rogério Bacalhau refere que ainda está por terminar a colocação das telas de sombreamento, algumas das quais serão instalas com recurso a postes para evitar danificar edifícios de valor patrimonial relevante

Segundo o presidente da Câmara faltam ainda instalar algumas das telas de sombreamento em artérias abrangidas pelo projecto que foi financiado através do PO Algarve 21. Nas várias intervenções efectuadas na zona mais antiga da cidade este projecto teve um investimento de perto de meio milhão de euros.

“Há também alguns casos em que teremos de recorrer a postes para amarrar as telas porque os edifícios em algumas zonas são classificados e nestes casos não poderemos prender as telas às paredes das edificações”, esclareceu o autarca.

Natal associa leds a iluminação projectada

O POSTAL sabe que a autarquia vai implementar este ano durante a época de Natal um sistema de iluminação das telas de sombreamento que associa os leds coloridos do rebordo das velas a iluminação colorida projectada no corpo das telas.

Este sistema destacará ainda mais o colorido da época natalícia e constituirá mais um incentivo a visitar a baixa, o POSTAL mostra-lhe abaixo como funciona a projecção de iluminação nas telas já utilizada anteriormente – sem a iluminação led – na baixa da cidade.

A iluminação projectada visível na foto vai ser associada durante a época de Natal aos leds agora instalados

A autarquia esteve nos últimos dias a realizar testes de stress aos sistemas de iluminação através da sua utilização continuada para apurar a resistência e durabilidade dos elementos eléctricos e luminosos.

Agora que tudo está pronto, no próximo dia 8 Faro ganha novas cores na baixa durante a noite, vai resistir a espreitar?

Facebook Comments

Comentários no Facebook