Festival Sérgio Mestre regressa a Tavira

Festival Sérgio Mestre regressa a Tavira

469
PARTILHE
Dino d'Santiago traz consigo sonoridades e ritmos cabo-verdianos
Dino d’Santiago traz consigo sonoridades e ritmos cabo-verdianos

O Festival Sérgio Mestre, na sua terceira edição, está de volta a Tavira na próxima sexta-feira, dia 10 de Junho.

Música, dança, gastronomia mediterrânica, para ver, ouvir, dançar e saborear no Centro Histórico de Tavira, numa organização da Associação Cultural Rock da Baixa-Mar.

“O Festival Sérgio Mestre é um espaço de divulgação da música e dos artistas que trabalham e inovam as sonoridades tradicionais da lusofonia e, simultaneamente, um palco de (re)encontro de culturas e de cruzamentos artísticos”, explica a associação organizadora.

“O festival adoptou o nome ‘Sérgio Mestre’ em homenagem a este músico que, com o seu conhecimento e forma de ser, marcou várias gerações de músicos tavirenses, impulsionando-os, motivando-os e desafiando-os. Durante o “PREC” (Período Revolucionário Em Curso), Serginho percorreu o país, integrando nesta altura os grupos de Adriano Correia de Oliveira e de José Afonso. Colaborou ainda com vários artistas e projectos musicais: Brigada Vítor Jara, Fausto, Janita Salomé, Pedro Barroso, Vitorino, entre outros. Mare Nostrum, Entre Aspas, Filipa Pais ou João Afonso são nomes que estiveram indubitavelmente ligados a Sérgio Martinho Mestre”, pode ler-se no comunicado enviado à nossa redacção pela Associação Cultural Rock da Baixa-Mar

- Pub -

Este ano o festival conta com as presenças de Teresa Viola e Márcio Gonçalves, num concerto de fado ao final da tarde, e BTV, Zeca Medeiros e Dino d’Santiago, pela noite dentro.

Zeca Medeiros é o homem dos mil ofícios- músico, compositor, actor e realizador
Zeca Medeiros é o homem dos mil ofícios- músico, compositor, actor e realizador

Zeca Medeiros é o homem dos mil ofícios, músico, compositor, actor e realizador, sendo também dono de uma voz e uma presença em palco inconfundíveis. Fazem parte da memória colectiva portuguesa as séries televisivas “Mau Tempo no Canal”, “Xailes Negros” ou “Gente Feliz com Lágrimas” realizadas por este criador. Em 2005 o álbum “Torna-Viagem” recebeu o “Prémio José Afonso”, uma distinção de referência no panorama musical português. Quer seja no cinema, no teatro, nas artes visuais ou na música, a cultura portuguesa é a sua referência de base.

Dino d’Santiago encerra o festival

Dino d’Santiago traz consigo sonoridades e ritmos cabo-verdianos para se entrosarem e fazerem vibrar os corpos, encerrando esta edição do festival. Depois do impulso com os “Expensive Soul” (banda pop do Porto), Dino tem vindo a fazer uma carreira a solo explorando as suas raízes de Cabo Verde, onde, em 2014, ganhou os Prémios “Melhor Álbum Acústico”, com o trabalho “Eva”, e “Melhor Batuku/Kola Sanjon”, com “Ka bu tchora”) no evento Cabo Verde Music Awards 2014. Uma cultura que é também nossa- a “Kola San Jon” faz parte das manifestações de património imaterial inventariadas em solo português.

BTV leva o público a redescobrir a música portuguesa e brasileira através das suas proximidades e cruzamentos. BTV é uma formação composta por Tiago Valentim (guitarra e voz), Bruno Vítor (contrabaixo) e João Melro (percussão).

Teresa Viola e Márcio Gonçalves convidam a fazer uma viagem pela alma lusa com Fado.

A banda BTV leva o público a redescobrir a música portuguesa e brasileira
A banda BTV leva o público a redescobrir a música portuguesa e brasileira

Para além dos concertos, a organização convida a “participar, em família, nas oficinas de dança, música e comida, e para passear no centro histórico, disfrutando do convívio e da gastronomia”.

O “Festival Sérgio Mestre” é uma organização da ‘Associação Cultural Rock da Baixa-Mar’, que conta com o apoio financeiro do Município de Tavira e do Ministério da Cultura (através da Direcção Regional de Cultura do Algarve), integrando o programa “Viva a Primavera” do Município.

Os bilhetes para o festival podem ser adquiridos antecipadamente em vários locais da cidade, com desconto. Há actividades gratuitas, sendo que carecem de inscrição.

Quem quiser saber mais informação, participar como voluntário ou fazer inscrições, deve contactar a Associação Cultural Rock da Baixa-Mar, pelo facebook.com/rockdabaixamar.associacao, email rockdabaixamar@gmail.com e/ou consultar http://festivalsergiomestre.com/.

Facebook Comments

Comentários no Facebook