‘Loulé Criativo’ promove curso de caldeireiro artesanal

‘Loulé Criativo’ promove curso de caldeireiro artesanal

451
PARTILHE
Curso ensina a arte de trabalhar o cobre e o latão
Curso quer tentar recuperar uma actividade que deixou de se praticar

A Câmara de Loulé, através da iniciativa “Loulé Criativo”, lança um curso de caldeireiro artesanal – a arte de trabalhar o cobre e o latão, com vista a tentar recuperar uma actividade que deixou de se praticar.

“Ainda há uma década atrás, o ultimo caldeireiro na cidade se fazia ouvir com os sons característicos do martelar do cobre e do latão, na produção manual de tachos, chocolateiras e caldeirões”, explica a autarquia louletana em nota de imprensa.

“Hoje em dia, as antigas oficinas dos caldeireiros estão todas fechadas e desta actividade resta apenas a memória de poucos que aprenderam o ofício há mais de cinquenta anos”, acrescenta.

O curso surge como uma solução para agir rapidamente no sentido de transmitir este saber e promover condições para a instalação de novos caldeireiros com abordagens mais atuais na prática desta arte tradicional.

- Pub -

Nas 150 horas que dura o curso intensivo, os “aprendizes” irão trabalhar com dois mestres, aprendendo a conhecer e aplicar técnicas elementares de trabalho do caldeireiro. Terão também um módulo de design para explorar possibilidades criativas de concepção de produtos contemporâneos utilizando a arte do caldeireiro.

O curso decorre de 3 de Outubro a 3 de Novembro, em Loulé, e destina-se a adultos em idade activa, com experiência ou interesse no trabalho artesanal, dispostos a realizar actividade profissional nas artes do metal.

Formação pretende transmitir saberes

Trata-se de uma formação não certificada que se constitui como uma estratégia para apoiar a transmissão de saberes, a actividade de artesãos e estimular a incorporação de factores de inovação na produção. Para tal, será dado apoio pós-formação à instalação e criação da actividade económica dos novos caldeireiros apostados em dar uma nova vida a um ofício que faz parte da alma louletana.

De salientar que esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto “Loulé Criativo”, que aposta na valorização da identidade deste território tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Para tal, dinamiza um programa de turismo criativo, de residências criativas e eventos culturais, apoia a instalação e actividade de artesãos e profissionais do sector criativo e estimula a investigação e experimentação nestas temáticas.

A participação no curso é gratuita e as inscrições estão abertas até ao dia 15 de Julho.

Os interessados em mais esclarecimentos ou que queiram inscrever-se devem contactar o email: loulecriativo@cm-loule.pt ou o telefone 289 400894.

Link para inscrições online:

https://docs.google.com/forms/d/1xs3jhqzQHpW6y5iVeBkiNqOJ44CFVB5iiBTrMpZuPgQ/edit

Facebook Comments

Comentários no Facebook