Marcha de Portimão convidada a desfilar nas marchas de Lisboa

Marcha de Portimão convidada a desfilar nas marchas de Lisboa

779
PARTILHE
A Marcha de Portimão é composta por 24 pares de marchantes de algumas colectividades do concelho
A Marcha de Portimão é composta por 24 pares de marchantes de algumas colectividades do concelho

A Marcha Popular de Portimão vai a Lisboa, no próximo dia 12, desfilar como marcha convidada naquele que é um dos maiores eventos da capital, o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade e perante milhares de pessoas (www.festasdelisboa.com). O desfile tem início às 21 horas e é de entrada livre.

O Município de Portimão será representado nas Marchas Populares de Lisboa 2016 com a participação da Marcha Popular de Portimão, que terá como tema “A Sardinha”, sendo composta por 24 pares de marchantes de algumas colectividades do concelho, nomeadamente, o Sporting Glória ou Morte Portimonense, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Centro de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e a Marcha da vila de Alvor. Para além dos marchantes a Marcha será, ainda, composta por quatro aguadeiros e um cavalinho de 12 elementos, o que perfaz 64 participantes.

festas de lisboa2016

A Marcha de Portimão junta-se à festa nesta partilha de experiências, costumes e tradições, tendo como tema a sardinha, com o intuito de recuperar as tradições ligadas ao mar, onde a faina e as descargas do peixe à beira do Rio Arade são o refrão, o traje, a coreografia e os arcos desta marcha. Nos adereços desta participação foi tido em conta a reciclagem de alguns materiais, nomeadamente garrafões de plástico para a composição das escamas nas saias das marchantes, tudo isto para diminuir os encargos inerentes à mesma.

- Pub -

A participação da Marcha Popular de Portimão, fruto de muitas vontades e esforços conjuntos é um factor de potencialização de afluxo turístico ao concelho, pela relevância da sua visibilidade a nível nacional e internacional, uma vez que as Marchas de Lisboa serão transmitidas em directo, quer para todo o país, quer para o estrangeiro, através da RTP Internacional, podendo fidelizar e atrair novos visitantes e tornar-se um forte impulsionador da economia local.

As Marchas de Lisboa serão transmitidas em directo através da RTP Internacional
As Marchas de Lisboa serão transmitidas em directo através da RTP Internacional

Junho é sinónimo de Santos Populares em todo o país. Em Portimão, as comemorações têm início na sexta-feira, dia 10 de Junho com os tradicionais desfiles das Marchas nas ruas das freguesias e que este ano retornam à Praia da Rocha e contam não só com a participação de quatro colectividades do município, mas também com a presença de marchas convidadas dos concelhos vizinhos. O centro da cidade, nomeadamente a zona histórica ganha nova vida, recuperando algumas tradições desta época até dia 29 de Junho. O programa estará disponível brevemente.

A Câmara de Portimão apoia esta iniciativa da “sociedade civil”, sendo que o movimento associativo é uma das vertentes mais marcantes da política autárquica em prol do desenvolvimento das populações, mobilizando em torno de si toda uma comunidade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook