Mobilidade e inclusão europeias em análise na UAlg

Mobilidade e inclusão europeias em análise na UAlg

369
PARTILHE
A temática é  a interdisciplinaridade nas Ciências Sociais e Humana
Na área das Humanidades é a primeira vez que a UAlg é membro de um projecto desta natureza

A Universidade do Algarve (UAlg) recebe, de 15 a 17 de Junho, a reunião do consórcio do projecto europeu MIME – Mobilidade e Inclusão na Europa Multilingue.

O projecto, financiado pelo 7º programa quadro da União Europeia, envolve mais de cinco dezenas de investigadores de 22 centros de investigação, provenientes de cerca de 20 países diferentes.

Na área das Humanidades é a primeira vez que a UAlg é membro de um projecto desta natureza, financiado por um programa quadro. Coordenado por Manuel Célio Conceição, professor da UAlg, o grupo de trabalho centra-se na temática da educação/formação em línguas, embora esta investigação seja interdisciplinar porque relaciona línguas, economia, ciências políticas e demografia, por exemplo.

No primeiro dia de reunião, esta quarta-feira, dia 15 de Junho, realiza-se, no Anfiteatro Teresa Gamito, entre as 11 e as 17 horas, um Fórum com os principais parceiros, de livre acesso a todos os interessados. A sessão de abertura será presidida pelo reitor da UAlg, António Branco,  e conta com uma intervenção de François Grin, professor de Economia da Universidade de Genebra e coordenador do projecto.

- Pub -

Seguem-se intervenções dos coordenadores dos grupos de trabalho sobre a investigação desenvolvida acerca da relação entre a mobilidade e a inclusão na Europa Multilingue, assunto que, não sendo novo, ganhou maior relevância com a crise dos refugiados.

Da parte da tarde, os trabalhos iniciam-se com a intervenção de João Costa, secretário de Estado da Educação, Piet van Craen, especialista em ensino bilingue da Vrije Universitat de Bruxelas, e Terry Lamb, secretário da Federação Internacional de Professores de Línguas Vivas.

Haverá ainda espaço para a intervenção de outros parceiros que se associaram ao evento e à discussão, que será moderada por Manuel Célio Conceição na qualidade de organizador do evento e de presidente do Conselho Europeu das Línguas.

Nos dois dias seguintes, os trabalhos do consórcio continuam à porta fechada, sendo os participantes recebidos pelo presidente da Câmara de Faro na tarde do próximo dia 16.

Facebook Comments

Comentários no Facebook