Município de Lagos reabre parques infantis no Dia da Criança

Município de Lagos reabre parques infantis no Dia da Criança

699
PARTILHE
Lagos “devolveu” às crianças do concelho alguns dos parques infantis que estiveram fechados para reabilitação

No Dia da Criança, em Lagos, foram “devolvidos” às crianças do concelho alguns dos parques infantis que estiveram em reabilitação com vista a oferecer melhores condições aos munícipes mais jovens.

No próximo dia 4, a autarquia e a Junta de Freguesia de São Gonçalo promovem mais celebrações alusivas ao Dia da Criança, no Parque do Anel Verde, com insufláveis, pinturas faciais e outras surpresas.

Nesta primeira fase de reabilitação dos Espaços de Jogo e Recreio (EJR), habitualmente conhecidos por Parques Infantis, e cuja empreitada começou no início de Maio, foram intervencionados os seguintes equipamentos: Parque da Cidade, Parque da Ameijeira Verde, Parque do Porto de Mós, Parque Aventura, Parque do Bairro 25 de Abril, Parque de Espiche e Parque da E.B. 1 da Luz.

O município de Lagoa requalifica os Espaços de Jogo e Recreio desde o início de Maio e até final de Junho
O município de Lagoa requalifica os Espaços de Jogo e Recreio desde o início de Maio e até final de Junho

Na fase seguinte, que deve estar concluída no final do mês de Junho, será a vez do Skate Park de Almádena e dos seguintes Parques Infantis: Centro Cultural de Barão de São João, Bensafrim, Torre, Odiáxere – Largo dos Passarinhos, Odiáxere – Centro de Saúde, bem como o localizado na Rua Manuel Teixeira Gomes (junto ao Centro de Emprego).

- Pub -

Com esta intervenção, cujo investimento previsto é de 69.545€, o município pretende colocar de uma só vez todos os EJR em conformidade com os requisitos legais, não excluindo a possibilidade de desactivar aqueles que já não ofereçam condições de reabilitação.

o município encara a possibilidade de adquirir serviços de inspecção e manutenção periódica aos Espaços de Jogo e Recreio
o município encara a possibilidade de adquirir serviços de inspecção e manutenção periódica aos Espaços de Jogo e Recreio

A aposta na protecção dos parques infantis

O município tem um grupo de trabalho que regularmente se desloca aos equipamentos, efectua o levantamento das anomalias e desencadeia as acções de manutenção e reparação.

Contudo, para que a resposta em termos de manutenção e reabilitação no futuro seja eficaz e acompanhe o ritmo de deterioração dos EJR (tratando-se de equipamentos colocados em espaço público, os mesmos – para além do desgaste causado pela sua utilização normal e pela exposição às condições ambientais – estão sujeitos a actos de vandalismo que fazem com que a realidade diagnosticada pelos serviços evolua mais depressa do que as acções de manutenção ou reparação), o município encara a possibilidade de adquirir serviços de inspecção e manutenção periódica (preventiva e curativa) a empresas da especialidade que estão especificamente vocacionadas para este segmento, conseguindo responder com maior eficácia e eficiência às situações identificadas.

As actividades do Dia da Criança

No que diz respeito às actividades propriamente ditas para a comemoração do Dia da Criança, no dia 1, o Centro Ciência Viva de Lagos promoveu a acção “Meias com Ciência – Um Mundo aos Teus Pés”, em que os cientistas do primeiro ciclo, calçando apenas meias, e equipados com pinças e recipientes próprios, recolheram do Jardim das Descobertas, amostras que depois analisaram na lupa binocular do Centro de Ciência Viva.

(Com Ricardo Claro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook