Projecto Lado a Lado e associações oncológicas homenageadas em Tavira

Projecto Lado a Lado e associações oncológicas homenageadas em Tavira

832
PARTILHE
José Mateus Costa, em nome do projecto Lado Lado, recebeu uma homenagem por parte da Associação Semear Saúde
José Mateus Costa, em nome do projecto Lado Lado, recebeu uma homenagem por parte da Associação Semear Saúde

A homenagem prestada ao projecto Lado a Lado, da União das Freguesias de Tavira, marcou o início da palestra promovida pela Associação Semear Saúde (ASS), realizada esta terça-feira, dia 7 de Junho, em Tavira.

“É uma honra sermos distinguidos por uma associação bastante sensível na área da saúde”, afirmou ao POSTAL José Mateus Costa, presidente da União das Freguesias de Tavira, responsável pelo projecto.

O Lado a Lado visa “combater a solidão” da população idosa da freguesia, “promovendo o convívio” através de actividades como ginástica, artes decorativas, passeios e acções de sensibilização de saúde e segurança. Noutra vertente, o projecto desenvolve ainda actividades para crianças nos períodos de férias escolares.

“É importante elogiarmos o trabalho que é feito em prol da comunidade onde estamos inseridos”, considera Cláudia Brito, presidente da ASS. “Há que valorizar as pessoas que se esforçam. É merecido”, conclui.

- Pub -

ADOT e SOS Oncológico unem-se à ASS

Maria João Deus e Maria José com Cláudia Brito, presidente da Semear Saúde
Maria João Deus e Maria José com Cláudia Brito, presidente da Semear Saúde

A Associação dos Doentes Oncológicos de Tavira (ADOT) e a SOS Oncológico – Unidade e Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos do Algarve uniram-se à Semear Saúde na organização do Ciclo de Palestras Mensais sobre o Cancro.

O trabalho que até então era realizado apenas pela ASS, passa a ser desenvolvido em conjunto pelas três associações, o que, na opinião de Maria João Deus, presidente da SOS Oncológico, só pode ser positivo, uma vez que “este tipo de associações devem caminhar todas num só sentido”.

A iniciativa contou com uma simbólica homenagem às duas associações, bem como às suas impulsionadoras, Maria José Martins e Maria João Deus, duas mulheres que lutaram e venceram a batalha contra o cancro da mama e que ficaram sensibilizadas com a realidade do meio onde a vida as inseriu.

“Desmistificar” é, para ambas, a palavra de ordem. “É importante que se fale do cancro como ele é, como pode ser tratado, o que fazer para o prevenir ou como recuperar da doença”, diz Maria José Martins. “As pessoas precisam de apoio e de informação”, afirma a ex-profissional de educação.

(Com Ricardo Claro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook