Santos Populares prometem muita festa em Portimão

Santos Populares prometem muita festa em Portimão

1158
PARTILHE
O desfile das Marchas Populares vai percorrer o concelho
O desfile das Marchas Populares vai percorrer o concelho

O mês de Junho é mês de Santos Populares e Portimão mantém e reinventa a tradição, preparando-se para viver 18 dias de grande animação com o desfile das Marchas Populares em quatros locais do concelho, com os Arraiais e Bailes na Antiga Lota e com a II edição dos Santos Populares no Centro Histórico da cidade.

As Marchas Populares voltam a sair à rua nas três freguesias do município e este ano regressam à Praia da Rocha (Exterior da Fortaleza de Santa Catarina) para o tradicional desfile, que este ano contam a participação de quatro colectividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da vila de Alvor. O desfile contará também com três marchas convidadas, o Centro Comunitário Duna–CASLAS – Meia Praia de Lagos, a Marcha da Associação Grupo Amigos da Pedreira de Silves e a Marcha do Clube de Futebol “Os Estembarenses”.

O santo casamenteiro não faltará às festas juninas
O santo casamenteiro não faltará às festas juninas

As noites prometem ser animadas e marcadas pela música e dança ao ritmo das canções populares. O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão a 10 de Junho, enquanto no dia 17 os marchantes vão desfilar no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande. No dia 18 de Junho o desfile chegará à Zona Ribeirinha de Alvor, culminando esta grande festa popular com o desfile final no dia 24, na Praia da Rocha, mais precisamente no exterior da Fortaleza de Santa Catarina, sendo de referir que todos os desfiles começarão às 22 horas.

Marchas Populares de Portimão reúnem cerca de 400 participantes

- Pub -

A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 400 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve.

Manda a tradição que nas noites do mês de Junho, pelas celebrações dos Santos Populares, Santo António, São João e São Pedro, se salte a fogueira e que se dance pelos recantos e ruas da cidade. A animação organizada pelas Associações e Colectividades locais procuram partilhar a vivência do espaço público com todos os visitantes e turistas que acorrem à cidade para viverem esta festa. Neste sentido, o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará os tradicionais Arraiais e Bailes na antiga Lota de Portimão, nos sábados de 11, 18 e 25 de Junho, a partir das 22 horas, com direito a sardinha assada e muita música.

Manda a tradição que nas noites de Santo António, São João e São Pedro se salte a fogueira
Manda a tradição que nas noites de Santo António, São João e São Pedro se salte a fogueira

Este ano a Zona histórica de Portimão será palco da II edição dos Santos Populares de Portimão que reinventa e celebra uma grande festa na Rua Nova em conjunto com as colectividades locais e associações culturais, nomeadamente a Contramaré – Associação Cultural de Portimão, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense. Nos dias 12, 24 e 28 de Junho, das 19 às 00.30 horas, a Rua Nova será palco de sardinhadas, recriação de saltos à fogueira e animação cultural, nomeadamente bailes populares e projecção de vídeo mapping.

Facebook Comments

Comentários no Facebook