Sete marchas desfilam nos Santos Populares de Quarteira

Sete marchas desfilam nos Santos Populares de Quarteira

1359
PARTILHE
Desfile contará com sete marchas em representação das artérias e bairros da cidade
Desfile contará com sete marchas em representação das artérias e bairros da cidade

Os Santos Populares voltam a animar a cidade de Quarteira nos dias 12, 23 e 28 de Junho, com as famosas marchas a desfilarem na Avenida Infante Sagres, no Calçadão Nascente. A imaginação, criatividade e bairrismo são elementos predominantes neste evento que, evocando Santo António, São João e São Pedro, atraem anualmente inúmeros visitantes à cidade.

Este ano o evento contará com sete marchas em representação das artérias e bairros da cidade. Na ordem de saída das marchas, a primeira a desfilar é o grupo de 50 crianças da Fundação António Aleixo que apresenta o tema “Quarteira dos Pequeninos”.

Com 30 anos de existência, as Florinhas de Quarteira trazem ao Calçadão “Quarteira no Coração”. Este é um dos mais carismáticos grupos de marchas até porque tem a particularidade de ser constituído apenas por meninas e jovens raparigas.

A Marcha Poeta Pardal apresenta as “Tradições de Portugal”, numa viagem pelo país que vai do coração de filigrana minhoto, à azulejaria portuguesa espalhada pelas nossa cidades, a calçada portuguesa, ao Fado ou ao Corridinho algarvio.

Desfiles enchem de cor e alegria a Avenida Infante Sagres, no Calçadão Nascente
Desfiles enchem de cor e alegria a Avenida Infante Sagres, no Calçadão Nascente
- Pub -

Os 60 elementos da Marcha da Rua Vasco da Gama também apresentam um tema patriótico: “Isto é Portugal”. Os marchantes vão vestir as cores da bandeira nacional para um desfile cheio de alegria que pretende mostrar aos muitos turistas que se encontram em Quarteira por esta altura do ano a riqueza cultural e das nossas gentes.

Marcha da Rua da Cabine apresenta ‘Quarteira das Varinas Marafadas’

Um dos grupos mais inovadores e emblemáticos destas Marchas Populares, a Marcha da Rua da Cabine, apresenta “Quarteira das Varinas Marafadas”, com a participação de 65 marchantes. Sendo Quarteira uma terra de pescadores, os pregões das varinas são o chamariz da Lota do peixe. É este ambiente típico que o grupo quer recriar.

“Quarteira à Noite” é o mote do desfile da Rua do Outeiro. Uma merecida homenagem a esta linda cidade que brinda os residentes e visitantes com tantas noites cálidas e luminosas. O grupo fará também uma homenagem a um homem que colaborou durante muitos anos com as Marchas de Quarteira, recentemente falecido: Angel Concepcion.

Marchas populares atraem anualmente milhares de visitantes a Quarteira
Marchas populares atraem anualmente milhares de visitantes a Quarteira

Junta-se também à festa a Marcha da Rua Gago Coutinho, com o tema “Desfolhada Portuguesa”. O grupo traz uma feliz memória de uma tradição portuguesa que a todos encanta e faz sonhar. Reza a história que, antigamente, as raparigas iam para os campos apanhar as maçarocas do milho, sendo que, depois, as carregavam e as desfolhavam, fazendo uma grande festa nas suas aldeias, tendo em vista a procura do milho-rei que lhes permitia beijar a pessoa amada.

Juntam-se ao desfile os artistas Carlos Granito (dia 12), Vítor Silva (dia 23) e Luís Guilherme (dia 28) que irão levar a sua música a esta festa.

O desfile arranca às 21.30 horas. A entrada é livre.

Mas durante estes dias, a cidade será também animada com os tradicionais bailes e arraiais que constituem outro dos atractivos para quem celebra os Santos Populares.

Facebook Comments

Comentários no Facebook