Vilamoura melhor preparada para receber turistas

Vilamoura melhor preparada para receber turistas

351
PARTILHE
As unidades hoteleiras de Vilamoura estão quase esgotadas

Trânsito caótico, estacionamento selvático, lixo fora dos locais para a sua deposição, destruição de mobiliário urbano ou abuso de publicidade são algumas das consequências negativas do turismo e Vilamoura, um dos destinos preferenciais em toda a Europa, não foge à regra. Mas este ano, a Câmara de Loulé e um conjunto de entidades anteciparam-se e vão lançar, entre 1 de Julho e 1 de Setembro, acções temporárias para prevenir estas situações, melhorando as acessibilidades, circulação, estacionamento e segurança.

“Este conjunto de medidas surge após reuniões mensais desde o início do ano, onde, para além da autarquia louletana, participaram as Empresas Municipais Inframoura e Loulé Concelho Global, Vilamoura World, Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, Associação Vilamoura Visitors, Residents & Conventions Bureau e GNR”, explica a autarquia louletana em nota de imprensa.

Ao nível da circulação, de 11 de Julho a 11 de Setembro, será implementada uma nova linha de Transporte Público Urbano (linha branca) para deslocações entre a praia e o centro/Marina, com 19 paragens e uma frequência de hora a hora, no período entre as 7.45 as 00.30. Este circuito tem ligação com a linha verde (circuito de Quarteira de transportes urbanos). Pretende-se, assim, criar alternativas ao uso do automóvel particular, aumentando a mobilidade do centro urbano Quarteira/Vilamoura de forma ambientalmente mais sustentável.

Para minimizar os problemas de estacionamento, serão criados dois novos parques de estacionamento gratuitos junto da Praia da Falésia e de apoio à Marina de Vilamoura. Haverá ainda uma melhoria da organização do estacionamento e da circulação para peões e ciclistas. Também de forma a promover a circulação pedonal e ciclável, será criada uma via partilhada ao longo da Avenida Praia da Falésia.

- Pub -

Com o objectivo de disciplinar o trânsito no anel dos hotéis de Vilamoura, a partir do final do dia e durante a noite, ficará condicionada a viragem à esquerda junto ao McDonald’s. Será realizada também uma intervenção provisória na Rua dos Pinheirinhos e sinalização da Quinta do Romão, visando a criação de uma saída para veículos de emergência e transportes públicos, do anel dos hotéis em Vilamoura, no sentido Vilamoura/Quarteira – Quinta do Romão, garantido igualmente o acesso pedonal, com reforço da sinalização direccional.

O reforço da segurança, outra das componentes fundamentais para o turismo, será assegurado pela autarquia, com mais vigilantes destacados para os principais pontos de Vilamoura. Também o reforço da iluminação será um contributo para melhorar a segurança de pessoas e bens.

Estas medidas revestem-se de especial importância num ano em que se prevê um aumento substancial do número de turistas que irão escolher o Algarve como destino de férias, estando neste momento as unidades hoteleiras de Vilamoura praticamente esgotadas. Para os responsáveis municipais, “este será certamente um ‘ano de ouro’ para o turismo algarvio, não só porque a região apresenta condições de excelência para turistas e residentes mas, fundamentalmente, porque é um destino seguro. Com estas acções queremos melhorar a estadia de quem nos visita, proporcionando-lhes umas férias inesquecíveis e dando-lhes razões para voltarem”.

Refira-se que, entre 15 de Julho e 31 de Agosto de 2015, passaram pela baixa de Vilamoura mais de 600 mil carros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook