Artistas da Eurocidade do Guadiana expõem obras nas janelas e varandas

Artistas da Eurocidade do Guadiana expõem obras nas janelas e varandas

428
PARTILHE
Mostra está patente até 17 de Agosto em Vila Real, Ayamonte e Castro Marim

A Avenida da República, em Vila Real de Santo António, recebe, durante os meses de Julho e Agosto, a mostra “Balconarte”, iniciativa nascida na cidade vizinha de Ayamonte que pretende dinamizar a arte de rua e trazer animação às varandas e fachadas da cidade.

Conforme explica a autarquia vila-realense, “‘Balconarte’ nasce do trabalho voluntário de vários artistas plásticos que, coordenados pela galeria de arte ayamontina “La Escalera”, apostam na recriação de cenas do quotidiano através do desenho e impressão de figuras em grande formato, depois expostas nas varandas e fachadas de edifícios emblemáticos”.

O nome da exposição surge, aliás, da junção das palavras castelhanas varanda (balcón) e arte, transmitindo à letra o enquadramento e os objectivos da iniciativa (arte nas varandas).

Ao todo, estarão patentes cerca de 50 imagens onde se retratam personagens do universo da Disney, actores dos clássicos do cinema ou figuras e símbolos emblemáticos espanhóis, como as sevilhanas ou a família real.

- Pub -

Inserida pela primeira vez na programação da Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Ayamonte, Vila Real de Santo António e Castro Marim, a exposição é, em 2016, concretizada de uma forma tripartida, procurando estreitar os laços colectivos e culturais entre as populações e artistas dos dois lados da fronteira.

Iniciativa pretende dinamizar a arte de rua

De visita livre, a mostra está patente até ao dia 17 de Agosto nas três localidades, podendo em Vila Real de Santo António ser vista na Avenida da República, em Ayamonte no centro da cidade e em Castro Marim na Rua Dr. José Alves Moreira.

Recorde-se que a Eurocidade do Guadiana foi criada em Janeiro de 2013 e integra os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Ayamonte e Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns nas duas margens do Rio Guadiana são alguns dos seus objectivos principais.

Facebook Comments

Comentários no Facebook