Cursos de Verão da UAlg atraem 300 alunos

Cursos de Verão da UAlg atraem 300 alunos

497
PARTILHE
Jovens vieram de todo o país e até de Inglaterra e dos Estados Unidos da América

A Universidade do Algarve terminou na passada sexta-feira mais uma edição dos cursos de Verão. Este ano registou-se uma grande adesão, com cerca de 300 alunos do ensino secundário que vieram de todo o país e até de Inglaterra e dos Estados Unidos da América.

Para muitos destes alunos terminou o sonho algarvio, pelo menos para já. Para outros, este curso foi o início da aventura porque, gostaram tanto, que prometem voltar. É o caso de Márcio Patrício, 16 anos, que veio de Inglaterra. Reconhece que a UAlg sempre lhe despertou interesse, mas também confessa que o Algarve sempre foi a sua região de eleição. A morar em Inglaterra, as suas áreas de interesse são a Economia e a Gestão e a instituição escolhida para prosseguir os estudos superiores é, sem dúvida, a UAlg, que “superou as suas expectativas”. Na Inglaterra não consegue realizar um dos seus sonhos “fazer surf”, mas na UAlg vai conciliar os estudos com o desporto.

Jovens tiveram oportunidade de vivenciar diversas experiências

Foram 20 cursos, em diversas áreas de estudo, que tiveram como principal objectivo promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens no seu processo de escolha vocacional no ensino superior.

Isabela Carvalho tem 16 anos e veio dos EUA. Deixou para trás a realidade americana para vivenciar outras experiências. E não lhe faltaram oportunidades. Além de actividades lectivas variadas, da parte da manhã, e actividades desportivas, da parte da tarde, como surf, baptismo de mergulho, bodyboard, canoagem, entre outras, foi tudo pensado ao pormenor, em tempo de férias, e os alunos também tiveram tempo para muitas actividades lúdicas, culturais e algumas surpresas. Tendo em conta a história da gastronomia algarvia, este ano a Isabela e os colegas puderam assumir o papel de verdadeiros chefes de cozinha. Na Tertúlia Algarvia, um espaço que além de oferecer refeições com pratos regionais e mediterrânicos, realiza oficinas de gastronomia, vinhos, artesanato, etc., os alunos foram desafiados a confeccionar o prato mais emblemático da região, a cataplana. Tiveram formação com os chefes de cozinha e confeccionaram a sua própria ementa. Isabela “adorou a experiência”!

Alunos praticaram várias actividades, desportivas, lúdicas e culturais
- Pub -

Guilherme Aldomiro tem 17 anos, é lisboeta e conhece bem a oferta da capital. Talvez por isso, como o próprio refere, sentisse necessidade de sair de Lisboa para tentar perceber qual a sua área de interesse. Este conceito de aliar a parte lectiva e a desportiva interessou-lhe particularmente, assim como as excelentes instalações que aqui encontrou. “O balanço final é muito positivo”.

Recorde-se que, no ano transacto, os jovens do ensino secundário já haviam respondido em força ao desafio, o que fez com que a UAlg também recebesse alunos de quase todo o país.

Na despedida, todos foram unânimes em referir que, mais uma vez, a Academia algarvia superou as expectativas. Fazendo jus ao seu slogan “Estudar onde é bom viver”, foi tudo pensado ao pormenor e os participantes “estudaram” e “viveram” dias inesquecíveis.

Facebook Comments

Comentários no Facebook