Dezasseis concelhos do continente em risco ‘Máximo’ de incêndio’

Dezasseis concelhos do continente em risco ‘Máximo’ de incêndio’

405
PARTILHE
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’

Dezasseis concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

- Pub -

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No que diz respeito ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado de noroeste a partir do final da manhã.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da máxima.

No sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros dispersos, tornando-se pouco nublado a partir do início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, tornando-se moderado a partir do final da manhã, e soprando de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima na costa vicentina.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte em alguns locais montanhosos até ao início da manhã.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Faro vão variar entre os 23 e 32 graus Celsius, no Porto entre 15 e 23, em Vila Real entre 15 e 30, em Viseu entre 14 e 29, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 16 e 28, em Coimbra entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Portalegre entre 17 e 34, em Santarém entre 15 e 32, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 36, em Lisboa entre 17 e 29, no Funchal entre 19 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 24, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 26.

(Agência Lusa) 

Facebook Comments

Comentários no Facebook