Doentes Oncológicos recebem Aquário em Portimão

Doentes Oncológicos recebem Aquário em Portimão

456
PARTILHE
O projecto, que beneficiará os doentes oncológicos em tratamento nesta unidade de saúde, é da responsabilidade do fórum aquariofilia.net e da Associação Teia D’Impulsos

O Hospital de Dia de Oncologia da Unidade Hospitalar de Portimão (CHAlgarve) recebeu no dia 23 de Julho, um aquário de 300 litros, instalado a título benemérito na sala de tratamentos de Quimioterapia.

O projecto, que beneficiará os doentes oncológicos em tratamento nesta unidade de saúde, é da responsabilidade do fórum aquariofilia.net e da Associação Teia D’Impulsos, tendo agora ficado concluída a primeira de duas fases da instalação.

O aquário foi construído à medida e instalado com todas as precauções de higiene necessárias para se adequar ao espaço, tendo mobilizado uma equipa de voluntários de vários pontos do país para assegurar a correta instalação inicial.

“Daqui a cerca de quatro semanas serão colocados os peixes, pois será quando a flora aquática deverá estar propícia à chegada dos seus habitantes”, explicou Pedro Bernardo, aficionado de aquariofilia e um dos responsáveis pela iniciativa.

- Pub -

Foi com agrado que a equipa de saúde do Hospital de Dia viu chegar a grande estrutura do aquário e acompanhou os trabalhos de instalação. “Fazemos o que podemos para harmonizar o ambiente para que os nossos doentes que, por vezes, passam cá muitas horas em tratamento, se sintam mais confortáveis. Enquanto contemplarem os peixes poderão abstrair-se do resto e é esta serenidade que lhes pretendemos proporcionar”, reforçou Helena Mendes, Enfermeira Chefe do serviço.

Os custos foram inteiramente suportados pelos dinamizadores da iniciativa

Os custos de construção, instalação e apetrechamento do aquário ascendem a cerca de 3 mil euros e foram inteiramente suportados pelos dinamizadores da iniciativa, os quais contaram com a ajuda de diversos patrocinadores como a Câmara de Portimão, AquaOrinoco, Seahorseshop.com Aquariofilia, Eco-arium, Pet4you.net, Aquaplante, Aquahobby, Lda, Soluções Aquáticas, Tortuga, Chagas, Jomal, Leroy Merlin, Sparos e muitos membros da comunidade Aquariofilia.net, sendo que a continuidade do projeto ficará assegurada pela Associação Teia D’Impulsos que garantirá a manutenção do aquário.

Facebook Comments

Comentários no Facebook