Festival da Sardinha regressa a Portimão com novidades

Festival da Sardinha regressa a Portimão com novidades

510
PARTILHE
Festival atrai anualmente milhares de visitantes à cidade do Arade

A sardinha volta a ser a rainha da festa em Portimão, no festival que se realiza entre 3 e 7 de Agosto, numa organização da Câmara de Portimão.

Para os apreciadores da sardinha, o festival apresenta-se com duas grandes novidades: o “Aqui há Sardinha!”, uma insígnia que os tradicionais restaurantes da sardinha assada vão exibir, e a “Sardinha & Companhia”, que pretende dar a conhecer as alternativas existentes na confecção da sardinha.

Estes dois novos produtos do festival resultam de uma parceria dos restaurantes tradicionais e estabelecimentos locais com o Município de Portimão e permitem que a edição de 2016 do Festival conte com o número recorde de 28 estabelecimentos aderentes.

De salientar, que cada um destes estabelecimentos contribuiu com um montante simbólico que será directamente pago a artistas e associações culturais locais que assegurarão a animação de rua e do espaço envolvente, num esforço conjunto que pretende integrar, envolver e dinamizar toda a baixa e zona ribeirinha da cidade.

- Pub -

Restaurantes aderentes vão exibir a insígnia ‘Aqui há sardinha!’

Para os apreciadores da suculenta sardinha assada, e sob o lema “Aqui há sardinha!”, quem visite o festival entre 3 e 7 de Agosto, poderá apreciar a bela da sardinha assada com a batata cozida e a tradicional salada à algarvia num dos 13 restaurantes oficiais: À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, KiBom, Mané, O Pipo, Peixarada, Retiro do Peixe Assado, Taberna da Maré, Trinca Espinhas, Ú Venâncio e Zizá.

‘Aqui há Sardinha!’ é a insígnia que os tradicionais restaurantes da sardinha assada vão exibir

A “Sardinha & Companhia” proporcionará aos visitantes a oportunidade de degustar sardinha das mais variadas formas: de escabeche, em filete ou de conserva, passando pela doçaria, as saborosas alternativas podem ser degustadas num dos 15 estabelecimentos aderentes – A Casa da Isabel, Alameda Park, Barca Arade, Café do Túnel, Café Pastelaria “O Nacional”, Carvi Marisqueira, Casa da Tocha, Esplanada 1º Dezembro, Kalahary, Mercado Daqui – Mini Mercado, O Mariola, Pastelaria Arade, Pote Cheio, Taberna de Portimão e Táscá.

Sardinha no pão promete encher a zona ribeirinha de Portimão

A sardinha no pão manteve-se e promete encher a zona ribeirinha de Portimão do mais tradicional e característico aroma da sardinha assada. Terá lugar à semelhança do ano passado junto à antiga lota e vai ser confeccionada e comercializada nos pontos da GEJUPCE e do Boa Esperança. Para os que menos apreciem a sardinha assada, os menus de petiscos regionais continuarão a ser uma opção na zona dos expositores.

Destaque para o cartaz de artistas nacionais que todas as noites, pelas 22 horas, sobem ao palco e que por si só são motivo para uma visita ao Festival. Dia 3/08 – Deolinda; dia 4/08 – Carolina Deslandes; dia 5/08 – Carminho; dia 6/08 – Herman José; dia 7/08 – Orquestra de Acordeões e o Quarteto Manuela Lopes, pelo Conservatório de Música de Portimão, com o apoio da Cultugarve.

Haverá ainda Música no Coreto, diariamente entre as 19.30 e as 21.30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com sonoridades várias que vão desde o Fado à Música Popular e Música dos anos 60, 70 e 80.

O artesanato tem igualmente presença obrigatória neste evento e conta com a participação de expositores que trazem até Portimão o artesanato local, nacional e internacional, e ainda produtos do sector agro-alimentar e doçaria.

Como chegar ao Festival da Sardinha

A chegada ao Festival da Sardinha poderá ser feito de diversas formas. Quem se deslocar de carro, poderá estacionar no Largo do Dique (5 minutos a pé); nos parques cobertos na Alameda (10 minutos a pé) e no Largo 1º de Maio (5 minutos a pé), na zona “Entre Pontes” (2 minutos a pé) e no Parque de Feiras e Exposições (10 minutos a pé). O Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão – é outra das hipóteses para chegar ao Festival da Sardinha, para quem se desloca entre a Zona Ribeirinha e a Praia da Rocha, através da Linha nocturna 3N que assegura a ligação Largo do Dique/Fortaleza (Praia da Rocha).

‘Sardinha & Companhia’ pretende dar a conhecer as alternativas existentes na confecção da sardinha

O Festival da Sardinha começa pelas 19 e encerra diariamente à 1 da manhã. O acesso é livre.

O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, APS – Administração dos Portos de Sines e EMARP, conta com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres, Coca-Cola e Delta Cafés, e com o apoio da Cultugarve, Conservatório de Portimão, Alberto Oculista, Barlavento – Semanário Regional do Algarve e Turismo do Algarve. Tem ainda como rádio oficial a Alvor FM.

Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook