Mais de 40 mil pessoas estiveram no ‘Mercado de Culturas… à Luz...

Mais de 40 mil pessoas estiveram no ‘Mercado de Culturas… à Luz das Velas’ em Lagoa

381
PARTILHE
Ao longo de quatro dias, o espaço encheu-se com a sonoridade das músicas do mundo Celta

Mais de 40 mil visitantes passaram pela 3ª edição do “Mercado de Culturas…à Luz das Velas”, realizado nas seculares instalações do Convento de São José e ruas circundantes, na cidade de Lagoa, entre os dias 7 e 10 de Julho.

A edição deste ano teve como temática a Cultura Celta

“Este ano, para além dos munícipes vindos um pouco de todo o concelho, o “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” recebeu a visita de muita gente do Algarve e turistas, o que é um bom indício de que já constitui um marco no património cultural da nossa região, afirmando-se pela originalidade e autenticidade”, afirma a autarquia em nota de imprensa.

A edição deste ano teve como temática a Cultura Celta, depois de ter destacado as Culturas Muçulmana em 2014 e Judaica-Sefardita em 2015.

Ao longo de quatro dias, o espaço encheu-se com a sonoridade das músicas do mundo Celta, tendo estado em destaque as actuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia), Morgane Le Cuff (Bretanha) e, pela primeira vez, a presença do Grupo de Caretos, originários de Trás-os-Montes. “Foi uma festa ultrarregional, a repetir dada a adesão dos milhares de visitantes”, refere o município na mesma nota.

Para além da música, a organização presenteou o público com uma inédita exposição de 50 máscaras ibéricas de tradição celta
- Pub -

Para além da música, a organização presenteou o público com uma inédita exposição de 50 máscaras ibéricas de tradição celta – povo da raça ariana, ou indo-europeia, cujas grandes migrações se perderam nos tempos pré-históricos. As oficinas de tarot de runas e de tiaras celtas também tiveram uma grande adesão por parte dos visitantes.

Em todas as noites foi realizado um ritual de bruxaria, denominado “A Queimada”, que antecedia um extraordinário espectáculo de dança e fogo, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do Deus celta Belenos, a que não faltaram, também, a recriação do Conto do Mago Merlin e, naturalmente, um espectáculo de evocação da Beltane, também dominado pela dança e fogo.

A 4ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” já está agendada para os dias 6, 7, 8 e 9 de Julho de 2017

E como se tratava de um evento “à luz das velas”, 12 mil velas foram acesas diariamente em todo o espaço do evento, desenhando amuletos, símbolos e runas celtas, constituindo um espectáculo de enorme beleza cénica.

A nível gastronómico, é de destacar a presença de uma taberna Celta, nos claustros do Convento de São José.

A Câmara Municipal já agendou a 4ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” para os dias 6, 7, 8 e 9 de Julho de 2017, com a temática de animação “O Oriente”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook