Origens remotas do Algarve mostradas em Lagos

Origens remotas do Algarve mostradas em Lagos

362
PARTILHE
O Centro de ciência Viva de Lagos acolhe a exposição

As origens mais remotas do Reino dos Algarves mostram-se em Lagos, no Centro de Ciência Viva local.

Sob o nome “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves”, a exposição patente até 31 de Agosto, é resultado do trabalho do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior (ICArEHB) da Universidade do Algarve (UAlg) e do do Centro de Ciência Viva do Algarve, onde esteve já patente.

Esta exposição apresenta uma retrospectiva do conhecimento arqueológico da região do Algarve, que resulta de quase 150 anos de investigação. Apresenta uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, do Paleolítico Inferior (estimando-se a sua idade em cerca de 500 mil anos) à Primeira Idade dos metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5000 anos).

O conjunto de materiais arqueológicos expostos inclui artefactos feitos em pedra e cerâmica bem como exemplos dos recursos minerais e animais utilizados pelos nossos antepassados.

Sítio Arqueológico de Vale de Boi, em Vila do Bispo, é a origem do artefacto mais significativo exposto
- Pub -

O ex-libris da exposição é uma placa paleolítica, descoberta no sítio arqueológico de Vale Boi (Vila do Bispo), onde se encontram gravadas várias figuras de animais. Grande parte destes materiais resulta de trabalhos de investigação realizados ou coordenados pela Universidade do Algarve.   

Facebook Comments

Comentários no Facebook