Na segunda-feira ao início da tarde, o Presidente da República recebeu nos jardins do Palácio de Belém a seleção portuguesa de futebol que se sagrou campeã europeia no domingo e entregou a cada um dos jogadores e treinadores alvarás de concessão de condecorações com a Ordem do Mérito que lhes serão atribuídas mais tarde.

Hoje, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, e Jéssica Augusto deixaram críticas ao tratamento presidencial dado aos feitos dos atletas portugueses relativamente ao futebol, considerando existir uma disparidade.

Críticas a Marcelo por dualidade de critérios

“Estamos num tempo de afectos, mas sabemos que os afectos não têm sido iguais a todos. Neste caso, somos nós que temos de passar os afetos aos atletas”, afirmou Jorge Vieira.

O presidente da FPA pediu equidade no tratamento de todas as modalidades: “Quando vejo um jogo de futebol, penso que os nossos atletas são iguais a estes. Esforçam-se e não se esforçam menos. Por isso, merecem o mesmo reconhecimento, o mesmo afecto que outros merecem na sociedade desportiva”.

Antes das críticas lançadas pelo presidente federativo, já Jéssica Augusto tinha considerado que o Presidente da República se esquecera dos feitos alcançados nos Campeonatos Europeus de Atletismo de Amesterdão, na Holanda.

“Temos dois campeões da Europa em casa. Estamos felizes um pelo outro. A nossa medalha é mais bonita, mais pessoal”, disse a atleta, referindo-se ao companheiro Eduardo, guarda-redes que integrou a seleção portuguesa campeã europeia de futebol.

Jéssica Augusto prosseguiu então brincando com o facto de ter um comendador da Ordem do Mérito em casa.

“Também gostava de ser comendadora, mas pelo andar vai ser difícil. Vamos ver se o nosso Presidente repara em nós”, lançou.

Agência Lusa