Violência psicológica entre adultos é tema de estudo do ISMAT

Violência psicológica entre adultos é tema de estudo do ISMAT

321
PARTILHE
Os resultados do estudo serão divulgados em Outubro

O Centro de Investigação em Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, leva a efeito, até ao próximo mês de Setembro, um estudo sobre factores associados à violência psicológica nas relações íntimas entre adultos.

Para tal, está ser realizado um inquérito à população portuguesa, especificamente entre adultos que mantêm, ou mantiveram, uma relação de namoro, casamento ou união de facto durante pelo menos dois anos, cujos resultados preliminares serão divulgados em Outubro.

O estudo envolve o preenchimento anónimo de um questionário sobre atitudes e comportamentos em que participam, voluntariamente, pessoas que tenham vivido episódios de violência nas relações íntimas, que vão desde a violência física, sexual e psicológica até à perseguição, ou stalking.

Esta investigação está a ser conduzida pelos professores do Curso de Psicologia do ISMAT Marina Carvalho, José Brites e Carla Andrade, que estão, de momento, a redigir um artigo científico com os resultados já obtidos.

- Pub -

Embora este estudo tenha como objectivo geral “a análise de alguns dos factores associados à violência psicológica nas relações íntimas em adultos” também “possibilita o desenvolvimento e implementação de programas de prevenção mais eficazes e dirigidos a questões específicas que tenham em conta as barreiras que podem dificultar a divulgação desta forma de violência”, explica Marina Carvalho, coordenadora da investigação.

Facebook Comments

Comentários no Facebook