World Press Photo já pode ser visitada no Forum Algarve

World Press Photo já pode ser visitada no Forum Algarve

734
PARTILHE
Imagens impressionantes e de grande realismo só captáveis pelos melhores entre os melhores fotojornalistas do mundo estão em exposição em Faro

A mais importante exposição do mundo na área do fotojornalismo já pode ser visitada gratuitamente desde esta tarde no Forum Algarve em Faro.

Na inauguração da mostra de excelência estiveram presentes o director do Forum Algarve, entidade responsável pela organização do evento, Sérgio Santos, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara local e o fotógrafo português premiado na edição deste ano da World Press Photo Mário Cruz.

A tenda gigante climatizada que acolhe a exposição no Forum Algarve

Algumas das melhores fotografias captadas pelos fotojornalistas de todo o mundo chegam assim ao Algarve e podem ser vistas por todos numa tenda climatizada de grandes dimensões instalada na Praça Central do Fórum Algarve até 7 de Agosto.

Para o responsável pelo Forum Algarve “o projecto, que levou cerca de um ano a concretizar de forma a dar cumprimento as rigorosas exigências da World Press Photo, é mais uma iniciativa do Forum Algarve de dar à sociedade civil algarvia eventos culturais de excelência”.

Sérgio Santos destaca que a política de desenvolvimento de iniciativas culturais por parte do Forum Algarve é uma estratégia para continuar
- Pub -

“Esta é uma mais iniciativa enquadrada na política de responsabilidade cultural do Forum Algarve, algo que temos vindo a construir ao longo dos anos e pretendemos manter”, referiu Sérgio Santos ao POSTAL, realçando que “este posicionamento é o cumprimento de uma estratégia de verdadeira parceria com a cidade e com a região que desejamos manter e fomentar”.

Rogério Bacalhau destacou por seu turno “o regresso da exposição de grande prestígio à região onde não marcava presença desde 2011, quando se realizou em Portimão”. O autarca farense adiantou que “é intenção da organização que a exposição que agora se realiza em Faro se venha a repetir no futuro de forma regular”.

O presidente da autarquia realçou “a importância da mostra enquanto forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos fotojonalistas pelo mundo fora correndo sérios riscos e demonstrando forte coragem para nos trazerem histórias sob a forma de fotografias de grande qualidade e beleza”.

“Os fotojornalistas são por isso heróis merecedores da nossa alta consideração e esta exposição o repositório do mérito destes homens e mulheres”, concluiu o autarca.

Coragem e risco são duas palavras em destaque na visão de Mário Cruz sobre o fotojornalismo

Já o fotojornalista português Mário Cruz realçou “a coragem e o grande risco dos profissionais na procura da imagem que faz a diferença” quando se trata de contar histórias tendo por meio de comunicação a fotografia.

O profissional reconhecido na edição deste ano dos prémios World Press Photo a propósito de um trabalho realizado no Senegal sobre a escravatura infantil a coberto do ensino corânico, realçou “a importância desta mostra como forma de dar visibilidade aos trabalhos dos fotojonalistas cujo apresentação em jornais e revistas é hoje fortemente condicionada pelas dificuldades financeiras que a comunicação social e a edição na especialidade enfrentam”.

O POSTAL traz-lhe um curto olhar sobre algumas das fotografias expostas porque viver estas verdadeiras obras de arte só mesmo na exposição, afinal só ali a beleza, a emoção, a grandiosidade, a dor, o desespero, o amor e a força se sentem e compreendem na plenitude, num discurso expositivo criado a pensar no visitante e na emoção ímpar que um fotograma pode provocar.

Apenas uma frase: a não perder até 7 de Agosto!

Algumas das imagens da exposição:

Facebook Comments

Comentários no Facebook