Academia de Bilhar abre em Tavira com formações gratuitas para jovens (com...

Academia de Bilhar abre em Tavira com formações gratuitas para jovens (com fotogaleria)

1414
PARTILHE
A Academia está aberta de terça a sexta-feira entre as 15 e as 00 horas, sábados e domingos funciona a partir da uma da tarde – Clique sobre a imagem para ver a fotogaleria

Abriu há menos de um mês e chama-se Academia de Bilhar de Tavira, mas na verdade é a única no Algarve, oferece formação e recebe torneios e um dos maiores objectivos é “encontrar bons jogadores, formá-los e levá-los longe nesta modalidade”. 

A ideia ganhou forma pelas mãos de José Ribeiro, algarvio de Vila Nova de Cacela que começou a jogar com 18 anos em cafés.“Ganhei algumas dezenas de torneios de cafés. Uns anos mais tarde comecei a jogar no Clube de Bilhar de Tavira, na vertente de mesa de nove pés, ou seja, mesa de competição europeia. Joguei em equipa e individualmente, fomos campeões do Algarve e estivemos muitas vezes presentes nas fases finais dos campeonatos”, contou saudoso ao POSTAL.

“Corri o país a jogar e o meu sonho sempre foi ter um projecto destes”, continua. Projecto que vê agora concretizado numa casa com seis mesas de jogo e com uma decoração muito particular.

À porta somos recebidos por um casal, de bonecos, vestidos a preceito e de taco na mão, a desafiar uma jogada. Dentro da Academia, os pormenores são vários, desde os bancos, que imitam bolas da modalidade, até aos graffitis na parede que envolvem quem vai para jogar e quem não vai, no mundo do bilhar e do snooker.

- Pub -

“Procurei preparar o espaço a rigor, para dar impacto”, confessa José Ribeiro. Que há cerca de três meses meteu mãos à obra e partiu e pintou paredes, montou prateleiras e organizou o espaço inteiramente a seu gosto.

“Todo o embelezamento da casa foi feito por mim, fui eu que montei as prateleiras, pintei as paredes, quis sentir que todo o projecto é mesmo meu. Pedi ao SEN – graffiter do concelho de Olhão que embeleza espaços públicos geralmente abandonados -, para me fazer os desenhos nas paredes que ficaram espetaculares”, afirma o ex-jogador.

Formações gratuitas e torneios para dinamizar a modalidade

A Academia de Bilhar de Tavira terá, a partir de 15 de Setembro, formação gratuita para rapazes e raparigas dos 12 aos 18 anos. Torneios também não vão faltar e o primeiro é já no fim-de-semana de 6 e 7 de Agosto. “Será o torneio de inauguração da Academia e esperamos contar com mais de 30 jogadores”, diz José Ribeiro. As inscrições podem ser feitas na Academia até quinta-feira, dia 4, às 22.30 horas.

A Academia está aberta de terça a sexta-feira entre as 15 e as 00 horas, sábados e domingos funciona a partir da uma da tarde na Rua Dr. Silvestre Falcão, em Tavira (em frente ao Tribunal). Quem recebe “as visitas” é José Ribeiro, que faz questão de estar sempre à frente do espaço.

A ideia ganhou forma pelas mãos de José Ribeiro, algarvio de Vila Nova de Cacela que começou a jogar com 18 anos

“Faço questão de ser sempre eu a estar aqui porque eu é que sei o que é que a casa precisa e qual é a explicação que tenho que dar às pessoas que vêm pedir informações. Isto não é apenas mais um café de porta aberta, é um espaço particular e muito especial. É a casa dos meus sonhos”, explica o impulsionador do projecto.

(Com Ricardo Claro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook