Castro Marim prepara Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires

Castro Marim prepara Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires

610
PARTILHE
No dia 15 de Agosto a imagem de Nossa Senhora dos Mártires vai percorrer as ruas da vila acompanhada por centenas de fiéis

Castro Marim celebra as festas da sua padroeira, Nossa Senhora dos Mártires, entre 12 e 15 de Agosto. Depois de 18 anos afastada do centro da vila, a celebração regressa este ano ao seu local original, a Praça 1º de Maio, readquirindo a familiaridade e a maior envolvência com a comunidade.

Um rico e diversificado programa, onde se destacam as manifestações religiosas e o concerto de José Cid e Big Band, e a Mostra de Artesanato e Etnografia de Castro Marim vão animar este fim-de-semana prolongado na vila castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, bem como a Mostra de Artesanato e Etnografia, abrem portas pelas 19 horas do dia 12 de Agosto. O grupo de dança “Arutla” faz as honras de abertura pelas 21, seguindo-se o grupo “Mato Bravo”, às 22 horas. A fechar a noite, pelas 23, terá lugar o concerto de Vítor Silva, a voz que imortalizou a música “A Cegonha de Castro Marim”.

No dia 13 de Agosto, a animação musical, também a partir das 21 horas, fica a cargo dos “Som D’Mais” e dos “Uns & Outros”. A festa continua no domingo, dia 14, com animação de Elsa Jerónimo e Helder Reis e o concerto da banda algarvia de rock “Íris”.

- Pub -

Nos dias 13 e 14 de Agosto, a autarquia castromarinense traz este ano uma novidade ao programa, o “After Hour da Vila”, a partir das 00 horas, no estádio municipal, com o Dj Lipi nos dois dias e um DJ convidado no sábado.

O programa das festas

Na segunda, dia 15 de Agosto, é o dia da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Os festejos começam às 8.30, com a arruada pela Banda Musical Castromarinense. Às 10.30 será celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, precedida pela recitação do Terço. O grande destaque das cerimónias religiosas é às 20 horas, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires deixar a Igreja Matriz, para percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. O dia principal das Festas trará a palco o conceituado José Cid, um dos grandes vultos do rock português.

Outra das novidades deste cartaz são as actividades desportivas. No dia 13, pelas 21.30, a praia de Altura será pista de uma corrida nocturna, numa organização do Clube Recreativo Alturense e da Junta de Freguesia de Altura. No dia 14, pelas 11 horas, tem lugar a prova de natação de mar “Vila de Castro Marim”, na praia da Alagoa/Altura, organizada pelo Leões do Sul Futebol Clube. No último dia de festa, 15 de Agosto, acontece um Torneio de Futsal Intercoletividades no Pavilhão Municipal de Castro Marim, a partir das 10h00, organizado pela União Desportiva Castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

Facebook Comments

Comentários no Facebook