Feira de artesanato e sabores está de volta a Monchique

Feira de artesanato e sabores está de volta a Monchique

422
PARTILHE
O repetido sucesso desta feira, bem como a importância do artesanato na economia e cultura locais, originou a inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique

A vila de Monchique volta a acolher, nos próximos dias 2, 3 e 4 de Setembro, mais uma edição da ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique.

Este evento, que vai já na sua décima segunda edição, traz ao Largo dos Chorões, no centro da vila, um conjunto diversificado de peças de artesanato produzidas pelo saber ancestral das mãos serranas e que ainda hoje definem a expressão singular da identidade e da memória afectiva monchiquenses.

Cartaz do certame

Do certame fazem parte, para além das já famosas cadeiras de tesoura, cadeiras de tabua, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho.

O repetido sucesso desta feira, bem como a importância do artesanato na economia e cultura locais, originou a inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique, que se realizará no primeiro dia de feira (2 de Setembro), pelas 16.30 horas.

- Pub -

Este espaço, que se localiza junto à feira, é um projecto que visa concentrar um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção, divulgação e transmissão de conhecimento e saberes relacionados tradicionais.

A Junta de Freguesia de Monchique prevê que, “em parceria com os artesãos e associações locais, possam funcionar no centro, ao longo de todo o ano, uma série de actividades que incluem a realização de ateliers de bordados ou de costura, workshops e acções de formação”.

O programa da feira contempla ainda um conjunto de actividades de animação e recreação. Em destaque estão o torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, os jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (4 de Setembro), pelas 16 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook