Festas de Albufeira homenageiam pescadores pelo 19º ano consecutivo

Festas de Albufeira homenageiam pescadores pelo 19º ano consecutivo

522
PARTILHE
Nos últimos anos, as Festas têm atraído milhares de pessoas de toda a região à Praça dos Pescadores

As Festas do Pescador estão de volta para animar, homenagear os homens e as mulheres do mar e cumprir uma tradição que soma já 19 edições. As festas terão lugar na Praça dos Pescadores, de 2 a 4 de Setembro, com actividades que se iniciam às 18 e terminam às 01 horas. Neste ano, a alegria regressa à Praça com Quim Barreiros, os Íris e o 20º Festival de Folclore.

Esta homenagem aos pescadores foi uma ideia lançada em 1997 pelo Rancho Folclórico de Albufeira e acolhida pela autarquia. O propósito foi o de homenagear os homens e mulheres que ao longo de séculos fizeram do mar o seu ganha-pão. De um programa voltado inicialmente para as práticas lúdicas ancestrais, como jogos populares e expressões etnográficas, esta homenagem foi acompanhando as mudanças sociais.

Nos últimos anos, as Festas do Pescador tem contado com uma forte participação das associações de Albufeira e Olhos d’Água e espectáculos que atraem turistas e milhares de pessoas de toda a região à Praça dos Pescadores.

Cartaz do evento

Actualmente, o destaque vai para a gastronomia regional a cargo do associativismo, que reaviva diversos pratos tradicionais, como carapaus alimados, choquinhos com tinta, feijoada de búzios, cataplana, xerém, mariscos, os dom rodrigos e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.

- Pub -

O encontro entre ranchos folclóricos regionais e do resto do país com referências ao mar é um dos pontos altos e o mesmo se pode dizer do espectáculo que encerra o evento. O Festival de Folclore que se insere nesta homenagem vai já na sua 20ª edição.

As Festas do Pescador de Albufeira este ano vão colmatar num baile à boa maneira da tradição popular, com Quim Barreiros, para além da actuação da banda algarvia Íris.

Facebook Comments

Comentários no Facebook