Protecção Civil de Albufeira ensina idosos a protegerem-se calor

Protecção Civil de Albufeira ensina idosos a protegerem-se calor

419
PARTILHE
Campanha de sensibilização abrange a população mais isolada

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Albufeira está a promover uma campanha de sensibilização intitulada “Saiba como se proteger das temperaturas elevadas!”. A iniciativa, que se destina à população idosa do concelho a viver em situação de isolamento, está a ser realizada com a colaboração da ARS (Saúde Pública de Albufeira) e a secção de programas especiais do Destacamento da GNR de Albufeira – Idoso em Segurança e tem como finalidade proteger a saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de maior calor.

A exposição ao calor intenso constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir ao agravamento de doenças crónicas, originar caibras, desidratação, esgotamento, golpes de calor, entre outras complicações que podem exigir cuidados médicos de emergência.

Protecção civil faz várias recomendações aos idosos para se protegerem das altas temperaturas

Com o objectivo de evitar este tipo de situações, todos os anos por esta altura, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Albufeira leva a cabo campanhas de sensibilização nos Lares e Centros de Dia do concelho com o objectivo de sensibilizar os idosos para a necessidade de adoptar algumas medidas de autoprotecção. Este ano, pela primeira vez, a campanha é especialmente vocacionada para os idosos que vivem mais isolados.

Entre as principais recomendações para prevenir os efeitos do calor a protecção civil aconselha o idoso a manter-se hidratado, bebendo água mesmo quando não tem sede; a proteger-se do calor, evitando a exposição directa ao sol, especialmente entre as 11 e as 17 horas; a manter a casa fresca, a proteger-se se tiver algum problema de saúde, a manter-se em contacto com outras pessoas, a usar roupas leves, claras e soltas, não se esquecendo do chapéu e dos óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

- Pub -

Mais informações disponíveis através da linha Saúde 24 (808 242 424). Em caso de emergência o idoso deve contactar o 112.

Facebook Comments

Comentários no Facebook