Esculturas de Sylvain Bongard para ver no Museu de Portimão

Esculturas de Sylvain Bongard para ver no Museu de Portimão

395
PARTILHE
Uma das criações de Sylvain Bongard

O Museu de Portimão inaugura no próximo sábado, dia 3 de Setembro, pelas 18 horas, a exposição “Regresso da Maré”, da autoria do artista suíço Sylvain Bongard.

Radicado no Algarve há mais de 40 anos e apaixonado pelo mar, o artista considera que “nunca é demais chamar a atenção do público para os encantos e segredos deste mar que a todos faz falta. Estas esculturas poderão fazer-nos sentir que uma simbiose entre a humanidade e o Mar é possível e que uma saudável sintonia entre homem e Oceano está ao nosso alcance dependendo dos nossos próximos passos”.

“Foi em 2010 que Sylvain Bongard sentiu a necessidade de trazer o mar para o seu estúdio e iniciou um processo criativo que viria a culminar em cerca de 200 obras reunidas numa exposição intitulada “Arte Submersa”, que integrou o programa do terceiro aniversário do Museu de Portimão, em 2011”, explica a Câmara de Portimão em comunicado de imprensa.

As peças, que pareciam retiradas do fundo do mar, apresentando-se cobertas de cracas, perceves, algas onde se podiam descobrir caranguejos, polvos, peixes e outros animais marinhos, viriam a ser submersas e fotografadas no leito do mar, sublinhando dessa forma a mensagem deste projecto.

- Pub -

O conjunto de peças que será apresentado no próximo sábado faz parte de uma colecção de esculturas moldadas à mão, em grés cerâmico, pintadas com uma mistura de vidrados naturais que representam um fragmento do mundo submerso real e mal conhecido, misturado com o mundo imaginário de Sylvain Bongard. São formas, por vezes fantasiosas, que estimulam o imaginário comum, a visão, o som e a sensação de se estar debaixo de água evocando os mistérios escondidos nas profundezas dos oceanos.

A exposição “Regresso da Maré” inclui uma instalação de sardinhas, recolhidas do mar por valentes pescadores, com cestos feitos em grés cerâmico moldados à mão pela artista Tara Ezaguy Bongard.

As obras podem ser apreciadas até dia 2 de Outubro, à terça-feira, entre as 14.30 e as 18 horas, e de quarta-feira a domingo, das 10 às 18.

Facebook Comments

Comentários no Facebook