Tavira: IV Feira da Dieta Mediterrânica recebe seminário sobre a importância das...

Tavira: IV Feira da Dieta Mediterrânica recebe seminário sobre a importância das leguminosas

557
PARTILHE
O seminário pretende alertar para a importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), em colaboração com a Câmara de Tavira, organiza um seminário no dia 2 de Setembro, pelas 10 horas, no Clube de Tavira, em Tavira, cujo tema incide na importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica.

O seminário pretende alertar para a importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica, nas vertentes agrícola e ambiental, nutricional e de saúde pública, bem como de aspectos económicos, e tem como principal enfoque aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas secas.

A iniciativa está integrada na IV Feira da Dieta Mediterrânica, que se realiza em Tavira, entre os dias 1 a 4 de Setembro.

Para falar sobre o tema a organização convidou a investigadora na área da Dieta Mediterrânica, Amélia Delgado, Teresa Sancho, da Administração Regional de Saúde do Algarve, Ana Maria Barata, do INIAV/Banco Português de Germoplasma Vegetal e Pedro Correia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

O seminário é gratuito e dirige-se a investigadores, industriais, agricultores, e outros investidores do sector, bem como a profissionais de saúde e, de igual forma, a todos os cidadãos interessados numa dieta saudável e sustentável.

A organização recomenda a inscrição no seminário, devido ao “interesse manifestado no tema”. As inscrições podem ser feitas através do e-mail gabdirector@drapalg.min-agricultura.pt, até às 12 horas do dia 1 de Setembro.

Consulte abaixo o programa  da iniciativa

10 horas – Sessão de abertura (presidente da Câmara de Tavira, reitor da Universidade do Algarve, director regional de Agricultura e Pescas do Algarve) (*)

10.30 horas – “As leguminosas no contexto da dieta mediterrânica: uma visão” – Amélia Delgado (investigadora da área da Dieta Mediterrânica)

10.50 horas – “Leguminosas: nutrição, alimentação e saúde” – Teresa Sancho (ARS Algarve)

11.15 horas –  Coffe-break

11.30 horas – “Biodiversidade: uma evidência na dieta mediterrânica” – Ana Maria Barata (INIAV/Banco Português de Germoplasma Vegetal)

11.50 horas –  “A Alfarrobeira e a Alfarroba no ambiente mediterrânico” – Pedro Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia – UALG)

12.15 horas –  Mesa Redonda: Oradores, Comunicação Social (Henrique Dias Freire, director do “Postal do Algarve”)

13 horas – Encerramento (presidente da Câmara de Tavira e diretor regional da DRAP Algarve)

(*) Com a colaboração de Amélia Delgado.

Facebook Comments

Comentários no Facebook