USF Balsa e Levante atribuem médico de família a 2046 utentes de...

USF Balsa e Levante atribuem médico de família a 2046 utentes de Tavira e Vila Real de Santo António

346
PARTILHE
Neste momento encontram-se em actividade onze Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve, sete delas em Modelo B

A partir de 1 de Setembro serão atribuídas equipas de família a um total de 2046 utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, nomeadamente, do concelho de Tavira e de Vila Real de Santo António. Medida possível uma vez que as Unidades de Saúde Familiar (USF) Balsa e Levante vão transitar de Modelo A para Modelo B,

Com a passagem para Modelo B estas duas USF, além de alargarem a cobertura assistencial, vão simultaneamente alargar as actividades previstas nos programas de prevenção e promoção da saúde, constituindo-se como uma mais-valia para a população abrangida por estas Unidades e contribuindo para a obtenção de ganhos em saúde.

De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Modelo B “é o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efectiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente”.

Neste momento encontram-se em actividade onze Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve, sete delas em Modelo B. 

A USF Balsa, unidade funcional do ACES Sotavento, localizada no concelho de Tavira, é actualmente constituída por uma equipa de oito médicos, oito enfermeiros e sete assistentes técnicos e abrange neste momento um total de 13 128 utentes.

A USF Levante, unidade funcional do ACES Sotavento, é composta por seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, e abrange atualmente 10 317 utentes.