Albufeira dedica aos turistas escultura no Pau da Bandeira

Albufeira dedica aos turistas escultura no Pau da Bandeira

445
PARTILHE
Escultura foi inaugurada no Dia Mundial do Turismo
Escultura foi inaugurada no Dia Mundial do Turismo

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemorou ontem, dia 27 de Setembro, o Município de Albufeira inaugurou a escultura “Homenagem ao Turista”, situada no miradouro do Pau da Bandeira, um dos locais mais emblemáticos e também mais fotografados da cidade.

A obra, da autoria de Teresa Paulino, pretende homenagear uma indústria que transformou Albufeira num dos destinos mais conhecidos e procurados a nível internacional.

A inauguração da escultura assinalou as comemorações de “uma data muito importante para Albufeira, já que o Turismo é a nossa primeira indústria”, salientou o presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, que elogiou a obra pela “alegria que transmite, com todos os elementos a sorrir, símbolo da felicidade e boa disposição comum a quem está de férias num local edílico como Albufeira”. O autarca acrescentou ainda que “é com esse sorriso que temos que continuar a trabalhar em prol de Albufeira, dos albufeirenses e de todos os que nos visitam”.

A escultura foi elaborada pela artista plástica Teresa Paulino
A escultura foi elaborada pela artista plástica Teresa Paulino

De salientar que o Turismo é um dos maiores sectores da economia a nível mundial e o principal motor da economia do Algarve, em particular de Albufeira, considerada a capital do turismo nacional. Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira referiu que “uma das características mais salutares de um povo é quando consegue ter um Turismo onde exista paz, qualidade de serviços, qualidade ambiental e um acolhimento de excelência a todos aqueles que nos visitam. E em Albufeira temos tudo isso”, garantiu Paulo Freitas.

- Pub -

Carlos Silva e Sousa chamou ainda a atenção para o tema que encabeça as comemorações deste ano: “em Albufeira temos abraçado o Turismo para Todos ou Turismo inclusivo, promovendo a igualdade de todos e a acessibilidade universal através de um conjunto de actividades e projectos, que continuaremos a desenvolver”, garantiu o presidente da Câmara Municipal, mostrando-se satisfeito com “o aumento da taxa de ocupação, das receitas e do volume de negócio provenientes do sector”.

Escultura ‘Homenagem ao Turista’ está situada no miradouro do Pau da Bandeira
Escultura ‘Homenagem ao Turista’ está situada no miradouro do Pau da Bandeira

A escultura foi elaborada pela artista plástica Teresa Paulino, que dedicou a obra a “todos os turistas que visitam o Algarve e, em particular, Albufeira”. Autora de outras estátuas em Albufeira como “A Família de Pescadores”, na Praça dos Pescadores, e “O Músico da Banda de Paderne”, em frente ao Estádio João de Campos, na freguesia de Paderne, a escultora é também conhecida por outras obras emblemáticas que decoram a região algarvia, entre elas, “Os Observadores”, junto ao Aeroporto de Faro, ou “A Vendedora do Mercado”, à entrada do Mercado de Loulé.

Facebook Comments

Comentários no Facebook