Aquário Hope para doentes oncológicos será apresentado no domingo

Aquário Hope para doentes oncológicos será apresentado no domingo

636
PARTILHE
O aquário foi montado no final do passado mês de Julho

O Aquário Hope do Hospital de Dia de Oncologia de Portimão vai ser apresentado oficialmente no próximo domingo, pelas 11.30 horas, e contará com a presença dos membros da equipa Aquariofilia.net, dos profissionais do serviço de Oncologia, Conselho de Administração do CHAlgarve, presidente da freguesia de Portimão, presidente da Câmara de Portimão e presidente de ARS Algarve.

Conforme explica a Teia D’Impulsos em nota de imprensa “o Projecto HOPE surge da vontade de melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos do barlavento algarvio, promovendo a acessibilidade a diferentes terapias e actividades que promovam o seu bem-estar e a adopção de estilos de vida que potenciem a sua saúde e uma vivência tranquila do seu processo de doença”.

Integra-se na “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva” (TDI), por partilhar a missão e o impulso comum dos seus membros para gerar uma teia que promova igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos e promover bem-estar na comunidade em que se insere.

“O impulso deste novo projecto da associação TDI, foi dado pelo portimonense Pedro Bernardo que idealizou junto dos profissionais do serviço de Oncologia da unidade Hospitalar de Portimão, a construção de um aquário de 300 litros na sala de tratamento de quimioterapia, com o objectivo de proporcionar aos doentes que passam várias horas a receber a necessária medicação, momentos de tranquilidade e de algo muito positivo para observarem, atenuando assim a penosidade do tratamento”, revela a Teia D’Impulsos .

- Pub -

Assim, em Dezembro de 2015, com o total apoio da administração do site aquariofilia.net foi o projecto publicado, visando a angariação do material necessário. Várias empresas do ramo da aquariofilia, assim como vários a membros do fórum, prontificaram-se a ajudar com a oferta de equipamentos e donativos para a aquisição destes, incluindo o aquário em vidro. Junto de empresas e entidades locais solicitaram-se materiais e alguns serviços especializados para a construção do móvel de apoio ao aquário, o qual ficou totalmente concluído em quatro meses.

No final do passado mês de Julho, um grupo de especialistas pertencentes ao fórum aquariofilia.net, deslocaram- se de vários pontos do país à unidade hospitalar, onde durante dois intensos dias instalaram todo o material necessário ao funcionamento do equipamento, assim como a colocação do Hardscape, tratamento e plantação da flora, tendo sido concluído com o enchimento dos 300 litros de água doce, em preparação para receber a fauna.

Facebook Comments

Comentários no Facebook