Centro de Congressos do Arade é palco da Gala Final da Rainha...

Centro de Congressos do Arade é palco da Gala Final da Rainha das Vindimas

503
PARTILHE
Ana Rita Faustino é a candidata representante de Lagoa

A Gala Final da Rainha das Vindimas 2016 realiza-se no próximo dia 10 de Setembro, a partir das 21.30 horas, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, concelho de Lagoa.

Este ano, e no âmbito do Galardão de “Cidade do Vinho 2016” atribuído a Lagoa, a Câmara de Lagoa será a anfitriã do Concurso Nacional, recebendo as 16 candidatas participantes.

“O concurso, a nível nacional, destina-se a preservar e fomentar entre os jovens as tradições e a cultura rural mais genuínas do povo português, que são representadas pela sua ligação à terra e aos frutos que ela dá. No actual mundo globalizado, com valores diferentes dos que caracterizavam a cultura ancestral portuguesa, pretende-se que esses valores culturais possam existir em sintonia com a modernidade”, explica a autarquia lagoense em nota de imprensa.

De salientar, que a Associação dos Municípios Portugueses de Vinho (AMPV), no sentido de realçar a nível nacional a tradição de alguns Municípios que organizavam os seus concursos de Rainha das Vindimas, passou a realizar, a partir de 2008, o Concurso Nacional da Rainha das Vindimas, na defesa das tradições regionais ligadas à produção do vinho.

Concurso é organizado pela Associação dos Municípios Portugueses de Vinho
- Pub -

As jovens chegam Lagoa no dia 8 de Setembro e no dia seguinte serão recebidas, pelas 10.30, na Câmara de Lagoa, seguindo, uma hora mais tarde, para uma visita à Quinta dos Vales. Após o almoço, as candidatas farão uma visita ao promontório Senhora da Rocha e, entre as 17 e as 19 horas, farão o primeiro ensaio no Centro de Congressos do Arade.

No dia 10 de Setembro, terão lugar os ensaios geral e de produção no Centro de Congressos do Arade, seguindo-se uma reunião de trabalho com o júri e novo ensaio geral, após o almoço.

A gala terá início às 21.30 e pelas 23 horas será feita a entrega das medalhas dos vinhos premiados na 15ª edição do Concurso Enológico Internacional “La Selezione del Sindaco”, que decorreu, de 26 a 28 de Maio, na cidade de L’Aquila, em Itália, onde três vinhos portugueses ganharam a Medalha de Grande Ouro, prémio máximo de qualidade.

O encerramento da gala será acompanhado por música ambiente durante a prova do vinho Lagoa Reserva DOP 2014, feito com as melhores castas cultivadas no concelho e que durante três meses estagiou nas águas do Rio Arade, no Sítio das Fontes, em Estômbar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook