Festas em honra de Nossa Senhora da Luz animam Lagoa

Festas em honra de Nossa Senhora da Luz animam Lagoa

542
PARTILHE
O altar da Nossa Senhora da Luz

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz, Padroeira de Lagoa, a quem está consagrada a Igreja Matriz, realizam-se nos próximos dias 7 e 8 de Setembro.

A procissão de Nossa Senhora da Luz realizou-se pela primeira vez a 9 de Agosto de 1837, na então vila de Lagoa, passando a constituir uma forte tradição religiosa a que ninguém fica indiferente. É uma procissão simultaneamente simples e imponente, em que a imagem, no andor carregado por homens de todas as idades, percorre as principais ruas da cidade, acompanhada pelo fervor religioso do povo.

A Igreja Matriz, praticamente destruída pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755, é uma das relíquias da arquitectura religiosa.

O programa deste ano, de que fizeram parte, nos dias 4 e 5 de Setembro, a Eucaristia Comemorativa da Sagração da Igreja Matriz e a Celebração Penitencial, estende-se pelos dias 7 e 8, transformando o Largo dos Combatentes da Grande Guerra, fronteiriço à Igreja Matriz e junto à Biblioteca e Arquivo Municipal, num animado ponto de encontro, com a habitual feira e quermesse.

- Pub -

O programa das festas:

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook