Lagoa investe 437 mil euros em lâmpadas LED e na construção de...

Lagoa investe 437 mil euros em lâmpadas LED e na construção de Centrais Fotovoltaicas

332
PARTILHE
Vão usufruir desta fonte energética a Escola Básica do 1.º Ciclo de Lagoa, o Auditório Municipal, o edifício das Piscinas Municipais e o edifício da central de águas da Cerca da Lapa

A Câmara de Lagoa, preocupada com a melhoria do ambiente e da qualidade de vida, bem como com a redução dos custos da utilização de energia convencional, aposta este ano num investimento de 437 mil euros na reformulação das duas áreas de consumo de energia e na criação de fontes próprias.

Uma das medidas para essa mesma poupança é a substituição da iluminação pública existente por tecnologia LED, onde foram investidos 62.264 euros (+ IVA), na Rua 25 de Abril e Rua Vasco da Gama (36 luminárias), Rua 1.º de Maio e travessas adjacentes (70 luminárias), em Ferragudo e na Rua de João de Azevedo Lobo (5 luminárias) e Largo do Convento de S. José (7 luminárias), em Lagoa.

Em curso – no montante previsto de 79.017 euros (+ IVA) – está também a requalificação da iluminação pública da Rampa da Senhora da Encarnação e Estrada do Farol, em Carvoeiro (49 luminárias) e da rede de iluminação pública na Rua da Liberdade, Largo 5 de Outubro, Rua Bombeiros Voluntários de Lagoa, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Coronel Figueiredo, Rua Dr. João Grade Cabrita Santos, Rua Luis de Camões e Rua Machados Santos, em Lagoa (98 luminárias).

Em edifícios municipais foram investidos 26.771 euros (+ IVA) na substituição da iluminação desportiva com lâmpadas de descarga por projectores LED no Pavilhão Municipal, em Lagoa.

- Pub -

Em curso – no montante previsto de 22.780,24 (+ IVA) – está ainda a substituição da iluminação existente na plateia do Auditório Municipal, de iodetos metálicos, por equipamentos com tecnologia LED.

Paralelamente, decorre a construção de Centrais Fotovoltaicas para produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, na cobertura de vários edifícios municipais, no montante previsto de 246.123 euros (+ IVA). 

Vão usufruir desta fonte energética a Escola Básica do 1.º Ciclo de Lagoa, o Auditório Municipal, o edifício das Piscinas Municipais e o edifício da central de águas da Cerca da Lapa.

A substituição por equipamentos com tecnologia LED, deve-se ao facto de estes terem uma vida útil mais longa que os convencionais, bem como à elevada eficácia luminosa, sustentabilidade, menor tempo de acendimento, ausência de radiação de infravermelhos ou ultra violeta e melhor qualidade de cor.

A autarquia prevê ainda a requalificação de cerca de 500 luminárias por ano – substituição das lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por Tecnologia LED – a partir do ano de 2017, inclusive, do total das cerca de 12.500 existentes no concelho de Lagoa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook