Lagoa recebe hoje as Jornadas Europeias do Património

Lagoa recebe hoje as Jornadas Europeias do Património

395
PARTILHE

 

Jornadas têm como tema as Comunidades e Culturas
Jornadas têm como tema as Comunidades e Culturas

Lagoa recebe as Jornadas Europeias do Património esta sexta-feira, dia 30 de Setembro, a partir das 17.30 horas, no Convento de São José. Promovidas pela Direcção-Geral do Património Cultural, realizam-se anualmente no último fim-de-semana de Setembro, com várias iniciativas, tendo por tema as Comunidades e Culturas (relação entre o património e as comunidades).

Conforme explica a Câmara de Lagoa em comunicado de imprensa, estas jornadas têm “o objectivo de colocar o foco na herança e nos hábitos gastronómicos/alimentares locais e regionais, divulgar a história e património gastronómico do concelho de Lagoa e da região algarvia, fomentar a sensibilidade da população para a preservação e valorização patrimonial dos valores gastronómicos locais, colocar Lagoa no mapa dos eventos em torno da gastronomia regional e nacional e apresentar uma obra literária amplamente premiada no último ano”.

Programa

- Pub -

Auditório do Convento de S. José

17h30: Boas vindas pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Águas da Cruz

17h40: Apresentação da obra Algarve Mediterrânico. Tradição, Produtos e Cozinhas de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e Vasco Célio – Terceiro Melhor Livro de Cozinha do Mundo 2016 – Gourmand Awards pela Prof.ª Dra. Nídia Braz

17h55: Intervenção sobre a obra pela Prof.ª Dra. Maria Manuel Valagão (coautora);

18h10: Intervenção sobre a obra pelo Chef Bertílio Gomes (coautor);

18h25: Intervenção sobre a obra pelo fotógrafo Vasco Célio (coautor);

18h40-19h10: 3ª Palestra do Ad praeteritum – Ciclo de Conferências do Património Histórico-Arqueológico de Lagoa – A Identidade alimentar mediterrânica de Lagoa, pela Prof.ª Dra. Maria Manuel Valagão

Claustros do Convento de S. José

19h15-20h15: Showcooking com degustação – Descobrir o Passado para Cozinhar o Futuro, pelo Chef Bertílio Gomes (Chapitô à Mesa, Ice Gourmet)

20h15: Degustação das iguarias e prova de vinhos MDS (Quinta Monte dos Salicos – comentada pelo Prof. José Benvindo dos Santos)

Facebook Comments

Comentários no Facebook