Lagos comemora Dia Internacional do Idoso com programa especial

Lagos comemora Dia Internacional do Idoso com programa especial

420
PARTILHE
Na abertura do programa, no dia 1 de Outubro, terá lugar a festa comemorativa, assinalada com um baile a cargo do artista lacobrigense Humberto Silva

O município de Lagos vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de Outubro, com um conjunto de iniciativas, a realizar ao longo do mês, destinadas a promover o envelhecimento activo, de modo a evitar a solidão e o isolamento, bem como incentivar a convivência e a aproximação entre os munícipes seniores do concelho.

Na abertura do programa, no dia 1 de Outubro, terá lugar a festa comemorativa, assinalada com um baile a cargo do artista lacobrigense Humberto Silva e a participação da Associação de Dança de Lagos, cujas actuações sempre diferentes, dinâmicas e envolvendo crianças têm merecido rasgados elogios por parte dos idosos em eventos anteriores, contribuindo, simultaneamente, para a promoção das relações intergeracionais. A Santa Casa da Misericórdia de Lagos irá igualmente animar este evento com a realização de danças tradicionais.

No dia 7 de Outubro será dinamizada a acção de sensibilização “Envelhecer com Qualidade”. A acção terá dois momentos: no primeiro a abertura do projeto Saúde em Movimento e, em seguida, para desenvolver a temática da qualidade de vida na terceira idade, duas oradoras que desenvolvem trabalho com incidência no envelhecimento: Isabel Valente (Médica Neurologista no Hospital Distrital de Faro) e Sofia Rodrigues (Psicóloga), ambas com vasta experiência em estratégias que visam a melhoria da qualidade de vida.

Paralelamente, e com início a partir do dia 12 de Outubro e até 15 de Novembro, serão levadas a cabo várias acções de esclarecimento, descentralizadas pelas várias freguesias do concelho, sobre o Complemento Solidário para Idosos (CSI), no seguimento da necessidade identificada no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI) e confirmada pelo Conselho Municipal Sénior (CMS), onde se procurou articular estas acções com as sessões já agendadas com a Guarda Nacional Republicana, no âmbito do grupo de trabalho da Segurança dinamizado no seio deste órgão consultivo. As acções irão, assim, para além das condições de acesso e benefícios inerentes ao CSI, abordar temas como a prevenção de roubos e burlas, bem como de incêndios domésticos. No dia 4 de Novembro, a sessão de esclarecimento terá como mote o Complemento Solidário para Idosos e a Educação para a Saúde oral, e contará com a participação da higienista oral do Centro de Saúde de Lagos, Elsa Santos.

- Pub -

O Teatro será outro dos destaques desta programação, com a apresentação da peça “Velha é Você”, uma comédia musical com divertidos diálogos entre duas personagens que relembra ao público músicas intemporais do Festival da Canção, do Fado e das Marchas Populares.

Consulte abaixo todo o programa.

Dia 1 de Outubro, 14.30 horas

Festa de Comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa

Local: Polivalente do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (junto à

Segurança Social)

Actuações: Associação de Dança de Lagos e Santa Casa da Misericórdia de Lagos. Parcerias: Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos e CASLAS. entrada gratuita

Dia 7 de Outubro, 10 horas

Ação de Sensibilização “Envelhecer com Qualidade!” e abertura do projeto “Saúde em Movimento”

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI

Oradoras convidadas: Isabel Valente (Neurologista) e Sofia Rodrigues (Psicóloga Clínica) – 10h00- Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI. entrada gratuita

12 de Outubro a 15 de Novembro

Sessões de Esclarecimento

Temas: Prevenção de Roubos, Prevenção de Incêndios, Complemento Solidário para Idosos

Horário: 15 horas

Dia 12 de Outubro

Local: Clube Recreativo Luzense

Dia 19 de Outubro

Local: Clube Estrela Desportiva de Bensafrim

Dia 26 de Outubro

Local: Salão do centro Social de Almádena

Dia 2 de Novembro

Local: Salão ABC Espichenses

Dia 8 de Novembro

Local: Edifício “Paragem” – Barão S. João

Dia 15 de Novembro

Local: Junta de Freguesia de Odiáxere

Dia 20 de Outubro, 15 horas

Teatro: “Velha é Você”

Local: Centro Cultural de Lagos

(Entrada Livre)

Dia 4 de Novembro, 10 horas

Sessão de Esclarecimento sobre o Complemento Solidário para Idosos e Educação para a Saúde Oral

Local: Auditório do Edifício dos Paços do Concelho séc. XXI

Facebook Comments

Comentários no Facebook