Actividades para todos na Semana Europeia da Mobilidade em Loulé

Actividades para todos na Semana Europeia da Mobilidade em Loulé

399
PARTILHE

 

Actividades visaram sensibilizar os mais novos para modos de vida saudáveis
Actividades visaram sensibilizar os mais novos para modos de vida saudáveis

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que teve lugar entre 16 e 22 de Setembro, a Autarquia de Loulé promoveu um conjunto de actividades que tiveram por objectivo sensibilizar a população, sobretudo as escolas, para a necessidade de mudança de hábitos relacionadas com a mobilidade, nomeadamente alternativas ao uso do automóvel, assegurando, assim, um ambiente mais agradável e saudável.

Subordinado à temática “Mobilidade Inteligente. Economia Forte”, o programa arrancou com o “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, no dia 16 de Setembro, na Avenida José da Costa Mealha. Tratou-se de uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental, entre outros, sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia.

No dia 21, o auditório da Escola Secundária de Loulé acolheu o Seminário “Mobilidade Urbana – Loulé Adapta”, que teve como ponto alto a adesão formal do Município de Loulé ao Movimento “Compromisso pela Bicicleta”.

- Pub -

Seminário pretendeu incentivar o uso da bicicleta

Pretende-se, assim, colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do sector, empresas em geral, organizações da sociedade civil) e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico visando, entre outros objectivo, o de aumentar em 10% a quota da bicicleta (actualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola), reduzir na mesma percentagem o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola), incentivar a aquisição de bicicletas e estimular a produção nacional, estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade ou reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis.

Participantes experienciaram uma outra forma de deslocação sem emissões poluentes com máquinas Segway
Participantes experienciaram uma outra forma de deslocação sem emissões poluentes com máquinas Segway

A adesão do Município de Loulé a este movimento insere-se “numa política de sustentabilidade e preocupação com as questões ambientais que tem sido assumida pelo executivo, nomeadamente através de projectos como o ClimAdaPT e elaboração de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas” e “para que todas estas medidas sejam tomadas, é preciso que haja vontade política e o Município de Loulé tem essa vontade política. Estou de tal maneira confiante de que o caminho é este que encaro este desfio de frente”, considerou o presidente Vítor Aleixo.

Além da Câmara Municipal, assinaram também este documento outras entidades do Concelho – Loulé Concelho Global, Inframoura, Infralobo, Infraquinta, Escola Secundária de Loulé, Agrupamentos de Escolas Engº Duarte Pacheco, Padre Cabanita, Quarteira e Almancil e os clubes e associações de BTT.

Semana encerrou no dia 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros

Esta semana encerrou no dia 22 de Setembro – Dia Europeu sem Carros. A Praça da República esteve encerrada ao trânsito motorizado, entre as 08h e as 16h. Foi aqui que tiveram lugar diversas iniciativas de carácter ambiental, direccionadas para o público em geral e em especial para o público escolar, que contaram com a participação de cerca de 200 alunos da EB1 Mãe Soberana, EB1 Hortas de St. António,EB1 n.º 3 e 4 de Loulé e de utentes da Associação UNIR.

Nestas actividades marcaram presença, a Guarda Nacional Republicana, no âmbito da Escola Segura, com um Peddy Paper de sensibilização numa vertente inspiradora em ruas seguras, educação para a cidadania rodoviária, bem como uma mobilidade sustentável.

O aumento do uso da bicicleta a pedal é uma das metas a atingir
O aumento do uso da bicicleta a pedal é uma das metas a atingir

De forma a incentivar para a prática saudável de exercício físico, o programa contou com a presença da Associação CrossLift Algarve. O comércio local do concelho aderiu igualmente às iniciativas, através do projecto designado por Duas Rodas, com uma exposição de bicicletas a pedal, incentivando e promovendo as deslocações sustentáveis e a boa forma.

Os participantes puderam experienciar uma outra forma de deslocação sem emissões poluentes com máquinas Segway, do Algarvebysegway. Foi ainda disponibilizado pela Câmara de Loulé um circuito insuflável com obstáculos, numa dinâmica arrojada ao incentivo do exercício físico. Esteve também presente a Biblioteca Municipal, com uma interpretação de uma história relativa à temática da Mobilidade Sustentável, a qual ajudou na transmissão da mensagem alusiva à temática anual da Semana Europeia da Mobilidade 2016: “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook