Loulé, Querença e Alte assinalam Jornadas Europeias do Património

Loulé, Querença e Alte assinalam Jornadas Europeias do Património

482
PARTILHE
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia

No âmbito da sua política para a valorização patrimonial, a Câmara de Loulé associa-se de novo às comemorações das Jornadas Europeias do Património, com um programa de actividades subordinado ao tema “Comunidades e Culturas”, que decorrem em Loulé, Querença e Alte, nos dias 23 e 24 de Setembro.

O programa arranca na sexta-feira, dia 23, no Pólo Museológico da Água e Escola E.B. 1 de Querença, onde as crianças deste estabelecimento de ensino poderão participar na Oficina de Modelagem de Alcatruzes. Esta iniciativa decorre das 9 às 11.30 horas, numa organização de Barroca, produtos culturais e turísticos.

Pelas 15 horas, outra das aldeias tradicionais do interior – Alte – junta-se a estas celebrações. O Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte recebe a rubrica “Alte pela janela do tempo…”, com a projecção de fotografias antigas.

No Museu Municipal de Loulé, a partir das 18 horas, no âmbito da iniciativa “Histórias escondidas no Museu”, vai ser apresentada uma aplicação multimédia, seguida de uma sessão de poesia, pela Casa da Cultura de Loulé.

- Pub -

No sábado, dia 24, a proposta é a mostra e aula aberta “Roda de Empreita”, na qual os participantes, público em geral, poderão entrar em contacto com esta tradição artesanal. A iniciativa tem lugar na Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé, das 10 às 16 horas.

A Associação Cultural Fungo Azul traz a estas Jornadas uma “Tarde no Museu” sobre “Sons da Palavra”- Lendas e contos tradicionais algarvios, numa iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

“Comunidades e Culturas” é o tema adoptado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, e tem como objectivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de carácter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, protecção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

De referir que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolve cerca de 50 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.

Em cada país é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, de acesso gratuito na sua grande maioria. No caso de Portugal, a coordenação deste evento é da responsabilidade da Direcção-Geral do Património Cultural.

Facebook Comments

Comentários no Facebook