Menires de Vila do Bispo são tema de conferência na Inglaterra

Menires de Vila do Bispo são tema de conferência na Inglaterra

1514
PARTILHE
Menir em Stonehenge (Inglaterra)

A Câmara de Vila do Bispo participa, no próximo dia 16 de Setembro, na 24ª Conferência da SEAC (Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura), com uma comunicação intitulada “Orientação na Paisagem dos Menires de Vila do Bispo e da Bacia Interfluvial de Lagos”.

A comunicação será apresentada pelo arqueólogo municipal Ricardo Soares e pelo engenheiro Fernando Pimenta (astrónomo membro da SEAC) na Real Instituição Literária e Científica de Bath, Inglaterra e será dedicada ao tema “O Casamento Astronomia e Cultura: Teoria e Método no Estudo da Astronomia Cultural”.

A referida comunicação resulta do projecto de investigação designado de “ArqueoAstronomia Paisagística no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrim-Odiáxere”, enquanto cruzamento interdisciplinar entre a Arqueologia, a Astronomia, a Estatística, a Cartografia e a leitura das Paisagens naturais e culturais.

Trata-se de um subprojecto integrado na “Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo”.

- Pub -

Além da comunicação perante um expressivo público científico, numa importante instituição inglesa, a Bath Royal Literary and Scientific Institution, os menires de Vila do Bispo serão valorizados e divulgados internacionalmente por via da publicação das respectivas actas da conferência.

Facebook Comments

Comentários no Facebook