Monumentos Megalíticos de Alcalar são pano de fundo de vídeo de dança

Monumentos Megalíticos de Alcalar são pano de fundo de vídeo de dança

390
PARTILHE
O processo criativo da performance de dança será feito em espiral e sobre as forças arcaicas do corpo humano (Foto: Luis Conde)

No próximo dia 8 de Outubro, “MÁTRIA| o corpo antes da história”, de Vera Eva Ham e Carlos Alberto Cavaco, será apresentado nos Monumentos Megalítcos de Alcalar, localizados na freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, às 15 horas.

A iniciativa está integrada no DiVaM 2016, o Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direcção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio local à produção de Rizoma Lab, Associação Cultural.

“MÁTRIA” é um projecto de dança, performance e vídeo que incide sobre o corpo e a história – especificamente a pré-história. Tem como objectivo final a criação de um vídeo de dança de cerca de 20 minutos com imagens recolhidas em vários locais com interesse pré-histórico, em Portugal.

O processo criativo da performance de dança será feito em espiral e sobre as forças arcaicas do corpo humano: os pés, a coluna vertebral, as mãos, a gravidade, a face, a verticalidade, os cabelos, os sentidos, a voz. O corpo antes da História, é uma viagem sensível à matriz da cultura humana – mas muito especialmente, da cultura humana em Portugal.

- Pub -

Com a intenção de partilhar com o público o processo criativo, serão realizadas performances-marcos onde serão feitas as filmagens. Assim sendo, o projecto inclui três fases: as performances ao vivo, a recolha de imagens de dança/corpo em locais e paisagens de interesse pré-histórico em Portugal, a exibição do vídeo final com imagens recolhidas em todos os monumentos de interesse.

Facebook Comments

Comentários no Facebook