Orquestra Clássica do Sul estreia peça de Bruno Gil em Faro

Orquestra Clássica do Sul estreia peça de Bruno Gil em Faro

262
PARTILHE
Uma nova temporada de música clássica da Orquestra Clássica do Sul começa no próximo sábado
Uma nova temporada de música clássica da Orquestra Clássica do Sul começa no próximo sábado

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) abre a temporada 2016/2017 no sábado, Dia Mundial da Música, com a estreia de uma peça de Bruno Gil, no Teatro das Figuras, em Faro, foi hoje divulgado.

Dirigida pelo seu maestro titular, Rui Pinheiro, a OCS estreia a obra “Sospirando Silhouettes”, que foi dedicada à orquestra pelo compositor Bruno Gil.

- Pub -

O espectáculo agendado para as 18.30 horas tem bilhetes ao preço de 10 euros e durará 75 minutos.

O compositor, “um nome a assinalar no panorama musical português da nova geração”, como refere a OCS, descreveu este trabalho como um “um diálogo entre aquilo que surge como uma nítida ‘silhueta’ da música e aquilo que se apresenta como uma ‘silhueta’ indistinta”.

Bruno Gil iniciou os seus estudos musicais em 1991, e dois anos mais tarde, os de composição no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo terminado, em 2013, o curso em composição no King’s College, em Londres, sob orientação de Silvina Milstein e George Benjamin.

“A sua música tem sido interpretada em vários lugares no Reino Unido e em Portugal, pela Orquestra Gulbenkian, Royal College of Music Symphony Orchestra, Composers’ Ensemble, e a Orchestrutópica.

Neste concerto apresenta-se a solo a jovem violinista Mariana Lopes, e irá interpretar a obra de Pablo de Sarasate, “Árias ciganas”.

“Estas peças são ‘húngaras’ à maneira de Brahms e Liszt e acumulam desafios técnicos para o solista, ao mesmo tempo que não cessam de deliciar o ouvinte”, atesta a OCS.

O programa do concerto é ainda preenchido a Sinfonia N.º 10, de Joseph Haydn.

O concerto “celebra o Dia Mundial da Música, e pretende revisitar as grandes obras do passado e investir no futuro, apoiando jovens músicos”, afirma a OCS em comunicado.

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook

Shopping cart

Total
Shipping and discount codes are added at checkout.
Checkout