Piscinas Municipais de Aljezur vão ser ‘Nearly Zero’ em consumos energéticos

Piscinas Municipais de Aljezur vão ser ‘Nearly Zero’ em consumos energéticos

406
PARTILHE
No decorrer do projecto foi realizada uma auditoria energética ao edifício

A Câmara de Aljezur, em parceria com a AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, recebeu, no dia 14 de Setembro, o grupo de parceiros europeus que integram o Projecto Nearly Zero-Energy Sports Facilities.

Este é um projecto que visa avaliar a situação energética de um conjunto de 18 Instalações Desportivas da União Europeia, entre Portugal, Holanda, Itália, Chipre, Irlanda, Dinamarca e Croácia para, posteriormente, “procurar definir e implementar um pacote de soluções inovadoras de eficiência energética que permitam reduzir mais de 50% dos actuais consumos de energia”, diz a autarquia aljezurense em nota de imprensa.

“Reconhecidos desde logo os benefícios em matéria de eficiência energética inerentes ao desenvolvimento do projecto”, o município de Aljezur entendeu integrar as Piscinas Municipais de Aljezur no conjunto de edifícios desportivos a estudar.

No decorrer do projecto foi realizada uma auditoria energética ao edifício, da qual resultou um conjunto de recomendações que visaram a redução de consumos energéticos.

As medidas implementadas nas Piscinas Municipais de Aljezur foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios
- Pub -

O município decidiu avançar com algumas das implementações sugeridas, designadamente a instalação de um Sistema Solar Térmico e de uma Cobertura Térmica a colocar no plano de água da piscina.

“Passados alguns meses de funcionamento os resultados são bastante positivos, motivando o interesse nesta visita por parte dos parceiros europeus, que procuraram visualizar e apreender as especificidades das medidas implementadas e os seus resultados”, afirma a autarquia.

Neste encontro “foi relevada a iniciativa e o empenho” do município de Aljezur em tornar as Piscinas Municipais num edifício “Nearly Zero” em termos de consumos energéticos.

Até ao momento, e no âmbito do consórcio, as medidas implementadas nas Piscinas Municipais de Aljezur foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios, contribuindo para a consumação dos objectivos gerais do projecto.

Facebook Comments

Comentários no Facebook