Poesia está de regresso a Sul e traz grandes nomes da cultura...

Poesia está de regresso a Sul e traz grandes nomes da cultura a Olhão

547
PARTILHE
Um encontro que tem poesia no nome mas que prevê, além da literatura, exposições, animação de rua, debates e música

Depois de uma primeira edição de sucesso o II Encontro Internacional Poesia a Sul está de regresso a Olhão entre os dias 21 e 30 de Outubro. São mais de 40 convidados, entre escritores, músicos, artistas plásticos, jornalistas e profissionais de ensino.

Vêm das vizinhas Espanha e França, mas também dos distantes Brasil, Chile, México, Vietname e Marrocos, com o objectivo comum de “dinamizar a região com um festival de poesia fora da época dos festivais de Verão. A intenção é atrair novos públicos para eventos diferentes”, afirmou ao POSTAL Fernando Cabrita, comissário da iniciativa.

Um encontro que tem poesia no nome mas que prevê, além da literatura, exposições, animação de rua, debates e música.

O certame traz este ano ao concelho de Olhão nomes sonantes da cultura regional, nacional e internacional, como Casimiro de Brito, Pedro Jubilot, Maria Afonso, o próprio Fernando Cabrita, Luís Ene, Adília César, Eládio Orta, Teresa Rita Lopes, Cláudio Guimarães dos Santos e tantos outros, que apesar de serem personalidades com uma vida muito ocupada têm respondido com agrado à participação nesta iniciativa.

- Pub -

“O problema não é tanto que aceitem o convite mas sim organizar em 10 dias a vinda de tantas pessoas, de sítios diferentes e com agendas muito preenchidas. Temos de fazer coincidir a disponibilidade dos convidados com as datas que nos interessam do ponto de vista da organização e essa logística é que às vezes é mais complicada”, garante o poeta e advogado olhanense.

Considerado na primeira edição como “o maior evento literário organizado a Sul de Lisboa”, o “Poesia a Sul” candidata-se, este ano, a ser reconhecido como “o maior evento literário ao Sul de Madrid”, indicaram, a Fernando Cabrita, algumas vozes depois de divulgado o programa do evento.

“Eu não sei se será assim, mas independentemente das comparações este é com certeza um evento muito interessante e muito importante”, realça o poeta.

Organizado pelo município de Olhão e comissariado por Fernando Cabrita, o II Encontro Internacional Poesia a Sul é um evento que serve, em parte, para demonstrar o interesse e o valor, que tanto os portugueses como os algarvios, têm em áreas como a literatura, a poesia e a arte em geral. O “Poesia a Sul” é mais uma prova de que a região não está activa só no Verão e que as actividades e eventos locais vão muito para além das praias.

Consulte abaixo o programa do evento.

Cartaz do evento

(Com Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook